18.12.2010 - Irmãs Ucranianas Servas de Maria Imaculada comemoram primeiro centenário no Brasil

Os Estados do Paraná e Santa Catarina foram palcos da imigração ucraniana desde os últimos decênios do século dezenove. A maioria pertencendo ao Rito Ucraniano Católico, fizeram questão de receber e ter em seus centros de colonização seus próprios padres seculares e religiosos (os Padres Brasilianos) e as congregações religiosas femininas, sendo as Irmãs Servas de Maria Imaculada, provenientes da Ucrânia Ocidental, a mais numerosa, e presente em várias localidades no sul do Brasil. A Eparquia Ucraniana foi criada em  29 de novembro de 1971 (a Exarquia fora criada a 30 de maio de 1962)  e hoje é dirigida por três bispos do Rito, sendo eparca Dom Volodemer Koubetch, OSBM, ausente das celebrações centenárias por estar em visita “Ad Limina”, em Roma.

Essa congregação religiosa das Servas de Maria Imaculada enviou sete religiosas exatamente um século atrás, em 1911, abrindo uma casa em Prudentópolis, Paraná, com quatro religiosas, e num lugar bem no interior, em Iracema, Itaiópolis, Santa Catarina, com três religiosas.

Inevitáveis os sacrifícios de adaptação cultural, climática e religiosa; de fato os sacrifícios eram inúmeros, mas foram arrostados e superados, e hoje há uma província, bem estabelecida no Brasil, a de São Miguel Arcanjo, numerosa, bem espalhada, com numerosas casas religiosas, com suas respectivas obras sociais, promocionais, educacionais e apostólicas. Deus premiou a Congregação com numerosas vocacionadas locais. A província brasileira chegou a dar para a Congregação inteira, espalhada pelo mundo afora, uma Superiora Geral, a inesquecível e dinâmica Madre Teresa Juliana Kito (de 1993 a 1999).

As comemorações centenárias se realizaram nas duas localidades das primeiras fundações: em Prudentópolis, nos dias 05, 06 e 07 de novembro e em Iracema (Itaiópolis), SC, apenas no dia 21 de novembro, local afastado, com estradas precárias, de chão. Infelizmente choveu muito, o que resultou numa diminuição de participantes; mas ainda havia muita gente participando festivamente.

Dom Walter, antigo conhecido das Irmãs Servas, em Ponta Grossa, Curitiba e União da Vitória, tendo ele ajudado com seus cursos e palestras de teologia, frequentados também pelas Irmãs Servas de Maria Imaculada, foi convidado, e escolheu participar das comemorações do dia 21 de novembrmo, em Iracema, Itaiópolis. Viajou com a Irmã Verônica, que lhe mostrou o caminho. Ao chegar foi muito bem recebido pelas Irmãs daquela localidade, e hospedado no Mosteiro dos Padres Basilianos ao lado da Igreja Matriz. Lá estavam hospedados os dois jovens bispos auxiliares ucranianos. Dom Daniel Kozlinski (sediado em União da Vitória) e Dom Meron Mazur (sediado em Pitanga).

Dom Walter chegou no dia 20 de novembro, um sábado de muita chuva, portanto, toda a cerimônia festiva e Missa do Centenário ficou para domingo (dia 21), para não se chamar o povo distante duas vezes em dias seguidos.

A cerimônia festiva foi abrilhantada pelo coral de religiosas “Oranta das Servas de Maria” sob a regência brilhante de Irmã Celina Sloboda, SMI. O povo lotou a igreja paroquial, presentes uma centena de religiosas, mais a Superiora Geral, Madre Janice Soluk, SMI (natural do Canadá) e sua conselheira, ambas do Canadá, residindo na Casa Generalícia, em Roma, Dom Walter teve boas oportunidades de trocar idéias e informações com elas, em inglês.

Após a Missa festiva, o almoço foi servido no amplo salão paroquial; logo seguido por uma sessão de várias horas, com apresentações históricas e artísticas de memórias do Centenário de atividades das Irmãs Servas de Maria Imaculada, da Província Brasileira de São Miguel Arcanjo.

A diocese de União da Vitória relembra com gratidão e amizade o excelente trabalho realizado no âmbito territorial dessa diocese do sul do Paraná, com suas atividades em União da Vitória, na Escola Coração de Maria, e durante muitos anos no Hospital Maternidade; como também em Antonio Olinto, Mallet, Rio das Antas (Cruz Machado), Paulo Frontin e Dorizon.

A Superiora Provincial da Província São Miguel Arcanjo, que nos recebeu com fidalguia, é a Madre Egídia Pastuch, natural de Dorizon, Mallet.

Que Deus abençoe, proteja e prospere as Irmãs Servas de Maria Imaculada, no Brasil, e no mundo inteiro.

Dom Walter Michael Ebejer, O.P.

No centro Dom Daniel Kozlinski; a sua direita Dom Meron Mazur, e ao lado dele, a Superiora Provincial Madre Egídia Pastuch; à esquerda, Dom Walter, e ao lado desse, Madre Janice Soluk SMI, a Superiora Geral da congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada. A Igreja na foto é a Matriz de Iracema, Itaiópolis, SC (21/11/10)

Fechar Janela