Paróquia Nossa Senhora das Dores

Frei Klaubio - Seminarista

Seminarista Estagiário: Frei klaubio
Residindo no Seminário Diocesano

Curso de Pais e Padrinhos:  Todo primeiro sábado do mês, das 14h às 17h.

Batizados:  Todo segundo domingo do mês, na missa das 9h.

Curso para noivos, Primeira Eucaristia e Crismas: Consulte a Paróquia.

A Quase-Paróquia Nossa Senhora das Dores, do bairro Cidade Limeira, de União da Vitória, foi criada por Dom Walter Michael Ebejer,OP na época, bispo diocesano, no dia 16 de março de 2001, e instalada logo em seguida, no dia 17 de março, tendo como primeiro administrador o Pe. Antônio Carlos Rodrigues, vindo a tornar-se pároco a 10.12.2006, quando a quase-paróquia foi elevada à condição de Paróquia, permanecendo até 31.12 do mesmo ano, quando fora transferido para Antônio Olinto.
Dom Walter, após ter consultado o Conselho Paroquial de Pastoral, a comissão de administração e finanças e os frades capuchinhos da paróquia Nossa Senhora do Rocio, da qual a paróquia Nossa Senhora das Dores foi desmembrada. A paróquia foi criada para “remediar” uma situação pastoral inadiável, pois os bairros Limeira e Bela Vista estavam carentes de um melhor atendimento pastoral, segundo Dom Walter. A paróquia Nossa Senhora do Rocio tinha apenas dois frades, o que tornava impossível a sua presença mais constante no meio do povo.
De início, a Paróquia Nossa Senhora das Dores compreendia o bairro Cidade Limeira, sede da paróquia, e o bairro Bela Vista, no alto da Serra. Depois, em 2005, conforme previa o decreto de criação da paróquia, seu território foi ampliado.

A nova casa paroquial

No dia 25 de março de 2004, durante a reunião do Clero na paróquia, diversas paróquias da diocese deram doações em dinheiro em prol da construção da nova casa paroquial. No dia 09 de dezembro de 2004 foi dado início à construção da mesma. O dinheiro recebido pelas doações foi suficiente para erguer os alicerces da casa, restaurar os telhados da capela São Francisco, do pavilhão da igreja e da velha casa paroquial.

Ampliação do território paroquial

No dia 11 de janeiro de 2005, após consulta feita pelo bispo diocesano ao Pe. Evton Bezerra Ramos,SF pároco da paróquia Nossa Senhora do Rocio, a paróquia Nossa Senhora das Dores foi agraciada com a anexação da capela São Francisco de Assis, do bairro Rio D’Areia.

Uma paróquia em constante formação

Além do trabalho de muitos moradores do bairro Cidade Limeira, de leigos atuantes e dos frades capuchinhos, dos quais o povo lembra nomes, como Frei José Danielli, Frei Dionísio Dotti, Frei Vitorino Antônio Prando, a comunidade contou com a colaboração da Congregação dos Servos dos Pobres de São Francisco Seráfico, uma congregação em formação, de inspiração franciscana, existente na diocese. Os freis, junto com as lideranças animaram a comunidade, visitaram as famílias, organizaram as pastorais.

Novos administradores/párocos

Com a transferência do padre Antônio para Antônio Olinto, assume como administrador paroquial, em 17 de janeiro de 2007, o Diác. Luiz Maurício, vindo a se tornar pároco em 27.10, após ser ordenado presbítero. Da presente data até janeiro de 2012, a fim de suprir as necessidades da paróquia, passaram ainda pela mesma, os padres Aquiles Berton, Mario Glaab e José Chipanski, ambos do clero diocesano.
Em janeiro de 2012 então retornam à Paróquia, os Franciscanos Servos Missionários do Espírito Santo, tendo como administrador o Frei Pedro Paulino da Silva, com provisão datada de 02 de março de 2012 permanecendo até julho de 2016, ocasião da sua partida ao encontro do Pai das misericórdias!

Missionários Servos do Senhor (Instituto)

Dada a morte de Frei Pedro Paulino da Silva,FSMES em julho de 2016, a 05 de agosto é apresentado como administrador Frei José Romão da Silva,MsS frade do Instituto Missionário Servos do Senhor, membro da Fraternidade Tenda Maria, Mãe e Serva, no Bairro Rocio em União da Vitória, que então assume a gestão administrativo-sacramental da Paróquia, provisoriamente! Nesse mesmo período passam a residir na Casa Paroquial, as Irmãs Mensageiras do Amor Divino que, a princípio, vão cuidar da pastoral conforme acordo entre o Instituto, a Congregação e o Bispo Diocesano. Assim, dá-se início na Paróquia uma missão inter-congregacional.
Dada a necessidade pastoral o Bispo Diocesano, Dom Agenor Girardi,MSC acorda com Frei Givanildo Lovo Pires,MsS – prior geral – a continuidade da assistência administrativo-sacramental na Paróquia para o ano de 2017, tendo, portanto, sido dada em 01.01.2017 a posse como pároco ao Frei Antoniel de Almeida Peçanha,MsS pároco também da Paróquia N. Sra. do Rocio, com celebração presidida pelo bispo diocesano, Dom Agenor.