Igreja Católica Apostólica Romana

Padre Joviano toma posse em Santo Antônio do Iratim

No domingo, 28, a paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio do Iratim – Bituruna, acolheu seu novo pároco, padre Joviano José Salvatti. Padre Joviano é natural de Bituruna, e estava até o final de dezembro como pároco na paróquia São João Batista, em São João do Triunfo. Com as mudanças anunciadas por Dom Agenor no final de novembro, padre Joviano que já estava residindo na nova paróquia desde início de janeiro, tomou posse no último domingo, na missa das 9h30.

Padre Joviano assinando a Ata de Posse como pároco de sua nova paróquia.

O Rito de Posse, que conta com momentos em que o novo padre vai até o confessionário, abre o Sacrário, dirige-se até a Pia Batismal e abre as portas da igreja, foi feito pelo padre Sidnei José Reitz, da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de São Mateus do Sul. Padre Sidnei que é assessor da pastoral presbiteral na Diocese, foi designado por Dom Agenor para dar algumas posses, tendo em vista o estado de saúde do bispo diocesano.

A celebração contou também com a presença do padre Ermildo Vicente Krasovski, vigário da Catedral e da paróquia Santa Bárbara, em Bituruna, e do Diácono Permanente Jalci Levis, da paróquia Santo Antônio, a qual recebeu o novo padre.

Solange Guimarães dirigindo palavras de acolhimento ao novo pároco.

Além de fiéis que participam da comunidade, representantes de Diretorias, Movimentos e Pastorais da paróquia vieram dar as boas-vindas ao padre Joviano.

Para Solange Guimarães, coordenadora da Pastoral do Matrimônio, catequista e coordenadora do grupo de jovens na paróquia, a vinda de um novo padre é sempre uma nova esperança da continuidade e de um bom andamento da paróquia. “Acredito que o padre Joviano fará um belo trabalho. É um pessoa próxima do povo e de pulso firme nas decisões, aspecto que considero importante.”, disse a coordenadora. “Ainda antes da posse, desde que chegou já foi se inteirando da situação da paróquia marcando reuniões e se encontrando com o povo, demonstrando assim interesse pela comunidade, enfatizou ela.

Padre Joviano que tem suas raízes históricas na região de Bituruna, destacou que é bom poder ter o contato com o passado novamente. “Recebi a notícias no final de novembro e fique feliz, pois tenho minhas raízes aqui. É claro que toda mudança exige recomeçar, mas o povo daqui é muito bom, acolhedor e colaborador e vou contar também com a ajuda de um Diácono Permanente”, partilhou ele.

Padre Sidnei Reitz, entregando o Lecionário (livro das leituras bíblicas nas celebrações), ao novo pároco.

Padre Joviano chega na paróquia para atender 24 comunidades do interior mais a igreja matriz, mas está animado, pois acredita muito no trabalho em conjunto com o povo. “São diversos os desafios, mas o povo tem muita vontade de ajudar e isso anima. Acredito que podemos fazer uma ótima evangelização juntos”, declarou entusiasmado o novo pároco.

Após a celebração da Missa com o Rito de Posse, houve um almoço no salão para celebrar a nova fase na paróquia Santo Antônio, com seu pároco.

 

Texto: Pascom Diocesana
Fotos: Graziela Bonk – Santo Antônio do Iratim

Veja mais fotos abaixo

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

*