14º Intereclesial das CEBs marcou a Arquidiocese de Londrina

A Diocese de União da Vitória marcou presença junto com Porto União - SC.

Sob a presidência de Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina, a Arquidiocese de Londrina viveu entre os dias 23 e 27 de janeiro, um momento especial de graça.

(Trecho da Carta dos padres da Arquidiocese de Londrina sobre o 14º Intereclesial das CEBs. (31 de Janeiro)

O 14º Intereclesial das Cebs, reuniu mais de três mil delegados, vindos do país inteiro. Foi um evento eclesial repleto de discussões para a Igreja e para a sociedade. O propósito de aprofundar uma reflexão sobre as várias dimensões do urbano, com os seus desafios para a evangelização, foi plenamente alcançado.
A Igreja Católica não se esquiva a dar testemunho da verdade nem a usar sua voz para denunciar ou anunciar, conforme a Palavra que a todos nos interpela. Alicerçada nos Documentos e na própria palavra e atitudes do Papa Francisco, ela analisa, reflete e discerne as várias conjunturas buscando que as premissas do Reino de Deus se tornem concretas no aqui e agora da história. As Comunidades Eclesiais de Base, desde a sua origem, vivem intensamente a inserção na vida do povo, refletindo e promovendo soluções que lhe ofereçam uma vida digna.
Apoio do Papa
Em apoio ao encontro, o Papa Francisco, por meio do Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado transmitiu sua palavra de estímulo e bênção, para ajudar as CEBs a trazerem aos desafios do mundo urbano “um novo ardor evangelizador e uma capacidade de diálogo com o mundo que renovam a Igreja” (Exort. ap. Evangelii gaudium, 29).
No canto esquerdo, padre Nelson Kovalski e Padre Alojzy. Atrás, Lúcia soares Galvão  e Élio Guimarães.
Unido espiritualmente ao Intereclesial, o Santo Padre invocou do Altíssimo a abundância dos seus dons e luzes sobre todos os presentes, de modo que, ouvindo o clamor dos pobres e famintos de Deus, de justiça e de pão, as Comunidades Eclesiais de Base possam ser, na sociedade e Nação brasileira, um instrumento de evangelização e de promoção da pessoa humana — sempre em comunhão com a realidade paroquial e com as diretrizes da Igreja local.
Fonte: www.arquidioceselondrina.com.br

Leia aqui a Entrevista com Dom Sérgio da Rocha.
Luiz Ernani (Bocudo), Dom Geremias, Padre Nelson e Lúcia Soares.

Da Diocese de União da Vitória e da cidade de Porto União – SC, se fizeram presentes: Pe. Alojzy Laimann (Cruz Machado), Pe. Nelson Kovalski (Santana), Lúcia Soares Galvão e Élio Guimarães (Par. N. Sr.ª da Salete) e Luiz Ernani da Silva (Jornal: O Bocudo).

Postagem: Pascom Diocesana
b-frase-10