Igreja Católica Apostólica Romana

Quarta-feira de Cinzas

Contextualizando:

Entramos, hoje em um tempo especial, um Tempo de Graça, que é a Quaresma. Ela nos convida a um retiro de 40 dias, preparando-nos para a Páscoa.

Quaresma é Tempo de avaliação de nossas vidas, de nossa igreja e de nosso mundo. Somos desafiados a nos defrontar conosco mesmos, com Deus e a caminhada de Jesus para a Páscoa.

As leituras bíblicas deste dia são claras, o profeta Joel faz um chamado forte e geral para a conversão, pois constata que o povo de sua época se afastou muito dos caminhos da vida.

São Paulo, na Carta aos Coríntios, convida a não deixar passar em branco este Tempo de graça.

O Evangelho de Mateus indica práticas importantes para nos auxiliar nesta caminhada de Graça que é o Tempo Quaresmal. Ele fala do jejum, da esmola e da oração. Essas práticas, quando vividas com espírito de busca de crescimento, tem enorme valor.

Sugestões Litúrgicas.

 Neste dia iniciamos o Tempo da Quaresma, e no Brasil, se faz a abertura oficial da Campanha da Fraternidade. A cor litúrgica é o roxo. O espaço da celebração deve ser despojado e simples. Neste tempo omite-se o Glória e o Aleluia. O uso dos instrumentos devem ser sóbrios. Tudo deve expressar a espiritualidade do Tempo Quaresmal.

Pode-se deixar em destaque durante este tempo uma grande cruz de madeira e o cartaz da CF 2018. Na procissão de entrada, o cartaz da CF 2018 e a cruz podem ser conduzidos por alguém da comunidade.

Sugestões de Cantos para Missa de Cinzas.

Entrada: “Volta meu povo”, “Senhor tende compaixão”, “Eis o tempo de conversão”, “Senhor eis aqui o teu povo”.

Aclamação: “Fala Senhor, Fala Senhor”, “Glória a vós ó Cristo”.

Distribuição das cinzas: “Pecador agora é tempo”, “Converter ao Evangelho”, “Eis o tempo de conversão”, “Agora o tempo se cumpriu”.

Ofertório: “Se bendito Senhor”, “Queremos oferecer”, “Aceita Senhor”, “Pão e vinho”.

Comunhão: “Reconciliai-vos com Deus”, “Eu vim para que todos tenham vida”, “Ao se aproximar a Páscoa”, “Tanto Deus amou o mundo”, “Vos sois o caminho”

Envio: “Hino da CF 2018”.

Colaboração: Pe. Emerson Gonçalves de Toledo
Assessor Diocesano da Liturgia
Par. São Mateus – São Mateus do Sul

——————————————————————————-

b-frase-10
Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

*