Igreja Católica Apostólica Romana

São José dos Pinhais acolhe seu novo bispo

Após nove mêses de vacância, a Diocese de São José recebe seu novo pastor.

Dom Celso Marchiori, novo bispo da Diocese de São José dos Pinhais.

Transferido pelo papa Francisco da Diocese de Apucarana – PR, no dia 13 de dezembro de 2017, Dom Celso Antônio Marchiori foi nomeado bispo  para a diocese de São José dos Pinhais – PR, que estava Vacante (sem bispo), desde a transferência de Dom Francisco Bach, para a Diocese de Joinville – SC.

Dom Celso, 60, que atuou como bispo por nove anos em Apucarana, tomou posse da sua nova diocese, São José dos Pinhais, no sábado, 17,  na Catedral da cidade. A celebração contou com a presença de bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos (as), autoridades civis e um grande número de fiéis leigos. 

Antes do início da celebração, Dom Celso foi conduzido através do corredor central da nave da Igreja Catedral, e foi levado à Capela do Santíssimo Sacramento para um breve momento de oração pessoal. Após a procissão de entrada deu-se inicio à Santa Missa presidida pelo Metropolita Dom José Antônio Peruzzo (Arcebispo de Curitiba).

Catedral de São José dos Pinhas – Paraná.

A tomada de posse de Dom Celso se deu através da leitura da Bula de Nomeação e o convite feito pelo Metropolita para Dom Celso sentar-se na Cátedra (cadeira do bispo na Catedral). Representantes da Igreja e da sociedade civil fizeram a acolhida e agradecimentos ao novo Bispo Diocesano e em seguida prosseguiu a celebração da Santa Missa. 

Biografia de Dom Celso

Dom Celso Antônio Marchiori nasceu no dia 14 de agosto de 1958 em Campo Largo – PR. Foi ordenado sacerdote no dia 06 de março de 1988. No dia 08 de julho de 2009 foi  nomeado pelo Papa Emérito Bento XVI bispo para a diocese de Apucarana, sendo sua ordenação Episcopal no dia 28 de agosto na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz em Curitiba. Sua posse em Apucarana no dia 02 de outubro de 2009. 

Atualmente, no Regional Sul II da CNBB, Dom Celso é bispo referencial para a Pastoral do Dízimo, Pastoral do surdo, dos Bispos Eméritos, da Renovação Carismática Católica (RCC), e Ministério para seminaristas. Na CNBB nacional é o bispo referencial  da Pastoral do surdo. 

Depois do Pastoreio de Dom Francisco Carlos Bach, transferido para a diocese de Joinville, Santa Catarina, a diocese permaneceu vancante por cerca de 9 meses. 

Acolhida:

Na tríplice missão pastoral do bispo, de reger, ensinar e santificar, o povo de Deus presente nas 38 paróquias que compõem a diocese, se alegra imensamente e acolhe o 3º Bispo da Diocese de São José dos Pinhais. O lema episcopal de Dom Celso Antônio Marchiori é “In Cruce Domini” (Na Cruz do Senhor), traduzindo o programa pastoral do bispo, que é não ter outra glória senão “A Cruz do Senhor”. 

***A Diocese de União da Vitória, compondo também o Regional Sul 2 da CNBB e participante da Província de Curitiba, saúda Dom Celso e os fiéis diocesanos de São José dos Pinhais, desejando que o Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da Diocese de União da Vitória, seja o modelo inspirador para que os trabalhos administrativos e pastorais, sejam conduzidos na Diocese de São José dos Pinhais, com o mesmo amor de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Postagem: Setor de Comunicação

Fonte: Site da Diocese de São José dos Pinhais
Informações:
Pe. Márcio Adriano Krefer
Fotos: Gregory Estevão de Macedo

FOTOS

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

*