‘O Ano do Laicato’ será o tema na Reunião do Clero, com Dom Severino

Matriz Nossa Senhora do Rocio, bairro Rocio, em União da Vitória – Paraná.

Padres e diáconos da Diocese de União da Vitória, junto com o Administrador Diocesano, padre Mário Fernando Glaab, se reúnem nesta quinta-feira, 22, para a primeira Reunião do Clero de 2018. O encontro que geralmente acontece à cada dois meses tem por objetivo oportunizar um momento de avaliação da caminhada pastoral e administrativa da Diocese, bem como planejar ações de evangelização, que refletem em todos os fiéis de cada paróquia, com suas matrizes e comunidades.

Nesta Reunião, em uma sala à parte também se reúnem as coordenadoras diocesanas e paroquiais do Movimento da Catequese, junto com o padre assessor e o coordenador diocesano. A Reunião do Clero deste mês será sediada pela paróquia Nossa Senhora do Rocio, no bairro Rocio, em União da Vitória, à partir das 8h.

Dom Severino, presidente da Comissão para o Laicato, da CNBB.

Em cada Reunião do Clero, o período da manhã, após a Oração, é dedicada toda à formação, focando em algum tema da área da Teologia, da Pastoral, Administrativa, Jurídica, ou sobre algum projeto da caminhada da Igreja do Brasil.

Lançado pela CNBB, em novembro de 2017, a Igreja do Brasil vive o chamado Ano do Laicato, com o objetivo de relembrar e protagonizar a missão dos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade.

Nesta primeira Reunião do ano, visando abordar esse tema, expondo seus propósitos e reflexos em cada comunidade eclesial do Brasil, foi convidado o próprio Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, da CNBB Nacional, Dom Frei Severino Clasen (OFM).

Dom Severino, 63, que foi eleito presidente da Comissão para o Laicato, na 49.ª Assembleia Geral da CNBB, é também bispo da Diocese de Caçador – SC, desde sua posse, em 04 de setembro de 2011.

O Texto Base de estudo é o Documento 105 da CNBB, “Cristãos Leigos e Leiga na Igreja e na Sociedade” – Sal da Terra e Luz do Mundo – Mt 5,13-14, texto produzido por uma equipe composta por leigos representantes de Movimentos, Pastorais, Organismos, além de alguns padres e bispos.

Acesse: Documentos. (Doc. 105).

Texto: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação