Santa Sé
CNBB
CNBB Regional Sul 2
domingo, 11 maio 2025
Diocese de União da Vitória - Paraná - Brasil
  • Inicio
  • Diocese
    • A Diocese
    • História
    • Bispos
    • Clero
    • Aniversariantes do Clero
    • Institutos Religiosos
    • Dimensões, Pastorais, Movimentos e Organismos
    • Câmara Eclesiástica
    • Seminário Diocesano Rainha das Missões
  • Paróquias
  • Comunicação
    • Contato – Setor de Comunicação
    • Transferências
    • Jornal Diocesano – Edições
    • Jornal Diocesano – Linha do Tempo
    • Jornal Diocesano – História 66 anos
    • Notícias
    • Dia Mundial das Comunicações Sociais
  • Notícias Diocesanas
  • Calendário 2025
  • Contato
No Result
View All Result
  • Inicio
  • Diocese
    • A Diocese
    • História
    • Bispos
    • Clero
    • Aniversariantes do Clero
    • Institutos Religiosos
    • Dimensões, Pastorais, Movimentos e Organismos
    • Câmara Eclesiástica
    • Seminário Diocesano Rainha das Missões
  • Paróquias
  • Comunicação
    • Contato – Setor de Comunicação
    • Transferências
    • Jornal Diocesano – Edições
    • Jornal Diocesano – Linha do Tempo
    • Jornal Diocesano – História 66 anos
    • Notícias
    • Dia Mundial das Comunicações Sociais
  • Notícias Diocesanas
  • Calendário 2025
  • Contato
No Result
View All Result
Diocese de União da Vitória - Paraná - Brasil
No Result
View All Result

4º Domingo do Advento/Ano A

17/12/2016
in Igreja no Brasil
A A

img

HOMILIA DE DOMINGO 18.12.2016

Evangelho

O começo de uma nova história 

1ª Leitura: Is 7,10-14
Sl 23
2ª Leitura: Rm 1,1-7
Evangelho: Mt 1, 18-24

* 18 A origem de Jesus, o Messias, foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19 José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. 20 Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, e disse: «José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.»

22 Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23 «Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco.» 24 Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa.


* 18-25: Jesus não é apenas filho da história dos homens. É o próprio Filho de Deus, o Deus que está conosco. Ele inicia nova história, em que os homens serão salvos (Jesus = Deus salva) de tudo o que diminui ou destrói a vida e a liberdade (os pecados).

 Bíblia Sagrada – Edição Pastoral


Comentário

Filho de Maria, Deus Conosco

O presente domingo é o domingo do Emanuel, “Deus conosco”. O tradicional canto da entrada evoca o orvalho que desce do céu e faz brotar da terra a salvação, o Salvador (Is 45,8). Jesus, gerado pelo orvalho do Espírito Santo no Seio de Maria Virgem, é a realização plena do sinal da presença de Deus que o profeta Isaías anunciou ao rei Acaz, setecentos anos antes: o nascimento de um filho da jovem princesa – da “virgem”, como diz a tradução grega do Antigo Testamento, como também o evangelho, ao citar este texto (1ª leitura; evangelho).

Quem assume como pai de família esse nascimento é José, da casa de Davi: por causa dele, Jesus nasce como filho de Davi. Mas a mensagem do anjo deixa claro que Jesus é “obra do Espírito Santo” (Mt 1,20, evangelho). Essa dupla filiação é mencionada no início da Carta aos Romanos: humanamente falando (“segundo a carne”), Jesus é filho de Davi, mas quanto à ação divina (“segundo o Espírito”), ele é filho de Deus, como se pode ver por sua glorificação depois de ressuscitado dentre os mortos (2ª leitura).

O centro desta liturgia é, pois, o maravilhoso encontro do divino e do humano em Jesus Cristo. Nos domingos anteriores, as expectativas do Antigo Testamento eram a imagem de nossa esperança escatológica. Hoje entramos mais diretamente no mistério de Deus em Jesus, maravilha operada por Deus na realidade humana. Deus pôs a mão à obra: Jesus é Deus-conosco (Mt 1,23), e conosco permanecerá (cf. o fim do evangelho de Mt, 28,20!). A obra de Deus é de sempre e para sempre.

Neste mistério, a Virgem-Mãe ocupa um lugar central, Este quarto domingo é, na realidade, urna festa de Maria (antigamente os mesmos textos eram repetidos na 4ª-feira, na Missa aurea em honra de Maria). A oração do dia de hoje tornou-se a conclusão da oração do Angelus: a mensagem do anjo é a primeira manifestação da obra de Deus que vai desde a anunciação até a ressurreição! Maria aparece aqui como a jovem escolhida por Deus, qual esposa pelo rei. A virgindade de Maria significa sua disponibilidade para a obra de Deus nela: virgindade fecunda, prenhe de salvação. Nela brota o fruto que, em pessoa, é o sinal de que Deus está conosco.

Do livro “Liturgia Dominical”, de Johan Konings, SJ, Editora Vozes


Mensagem

Esperar o Filho de Deus

Neste último domingo do Advento celebramos o ponto alto de nossa esperança e de nossa espera. Revivemos a espera do Messias, para tirar mais fruto de sua vinda, que continua acontecendo em cada momento da história.

Quando o antigo Israel estava ameaçado pelos povos estrangeiros, Deus suscitou a esperança do povo mediante o sinal da “jovem”(a rainha?) que ficou grávida e cujo filho receberia o nome de “Emanuel”, Deus conosco (1ª leitura). Visto que “jovem” pode também ser traduzido por “Virgem”, esse sinal se realiza plenamente em Maria Virgem. A concepção, pela “Virgem”, do filho dado por Deus é o sinal de que Deus está agindo. O povo pode contar com ele.

Em Jesus, a Escritura se cumpre (evangelho). Deus está agindo, mas não sem que os seus colaboradores assumam sua responsabilidade. José, “descendente de Davi”, faz com que o “filho de Deus”(o Messias) nasça “filho de Davi”, ou seja, descendente de Davi, conforme as Escrituras (cf. Mt 1, 1-16). José não precisa ter medo de acolher Maria: ela é sua esposa (Mt 1,20). Ela se tornará mãe do Emanuel, pelo poder do Espírito de Deus (Deus que age, Mt 1,21). Assim, humanamente falando, Jesus é “filho de Davi” e, pela obra do Espírito Santo em Maria, ele é “Filho de Deus” (2ª leitura).

O mistério de Jesus ter nascido sem que Maria deixasse de ser virgem significa que Jesus, em última instância, não é mera obra humana, mas antes de tudo um presente de Deus à humanidade. Seu nascimento é sinal de que Deus está conosco para nos salvar. Seu nome, Jesus, significa “Deus salva”; é o equivalente de Emanuel.

O mistério se manifesta através de sinais: o mistério do amor, através da rosa; o mistério de Deus que age, através do sinal da Virgem que se torna mãe. Há uma coisa que nos ajuda a vislumbrar o significado desta história: diante da gravidez, os pais, e sobretudo a mãe, têm consciência da presença de um mistério: os pais sentem que o filho não é apenas obra deles.

Diante do mistério do Filho que Deus dá ao mundo, nós sentimos profunda admiração-contemplação, fé e confiança diante do agir de Deus em Jesus, verdadeiramente homem e verdadeiramente Filho de Deus. Sentimos também gratidão pelo presente que Deus nos oferece. E deixando de lado todas as (vãs e vaidosas) tentativas de “resolver o mistério”, dedicamo-nos a contemplá-lo e a nos envolver na alegria que ele representa.

Do livro “Liturgia Dominical”, de Johan Konings, SJ, Editora Vozes


franciscanos.org.br

Previous Post

Participantes da Jornada Jovem de União da Vitória fazem jantar de Ação de Graças

Next Post

Divulgada as datas de Posses e Nomeações para 2017

Related Posts

Conclave: Saiba como se elege o Papa e todos os detalhes do que acontece na Capela Sistina
Igreja no Brasil

Conclave: Saiba como se elege o Papa e todos os detalhes do que acontece na Capela Sistina

06/05/2025
Indulgências plenárias durante a Sé Vacante: O que muda com o falecimento do Papa?
Igreja no Brasil

Indulgências plenárias durante a Sé Vacante: O que muda com o falecimento do Papa?

25/04/2025
Pronunciamento sobre a participação da Igreja do Paraná na despedida do Papa Francisco
Igreja no Brasil

Pronunciamento sobre a participação da Igreja do Paraná na despedida do Papa Francisco

23/04/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Evangelho na Vida e na Pastoral, com Pe. Ronaldo A. Rodrigues, 10-05-2025

Evangelho na Vida e na Pastoral, com Pe. Ronaldo A. Rodrigues, 10-05-2025

09/05/2025
4º Domingo da Páscoa

4º Domingo da Páscoa

09/05/2025
Mensagem De Saudação Da Diocese De União Da Vitória Pela Eleição Do Novo Papa, Leão XIV

Mensagem De Saudação Da Diocese De União Da Vitória Pela Eleição Do Novo Papa, Leão XIV

08/05/2025
A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

08/05/2025
Habemus Papam: Leão XIV

Habemus Papam: Leão XIV

08/05/2025
A eleição do Papa, desde a fumaça branca até o “Habemus Papam”

A eleição do Papa, desde a fumaça branca até o “Habemus Papam”

08/05/2025
Fumaça preta na manhã desta quinta-feira no Vaticano; cardeais retomam votações à tarde

Fumaça preta na manhã desta quinta-feira no Vaticano; cardeais retomam votações à tarde

08/05/2025

Mitra da Diocese de União da Vitória - (42) 3522 3595 - mitra@dioceseunivitoria.org.br

plugins premium WordPress
No Result
View All Result
  • Inicio
  • Diocese
    • A Diocese
    • História
    • Bispos
    • Clero
    • Aniversariantes do Clero
    • Institutos Religiosos
    • Dimensões, Pastorais, Movimentos e Organismos
    • Câmara Eclesiástica
    • Seminário Diocesano Rainha das Missões
  • Paróquias
  • Comunicação
    • Contato – Setor de Comunicação
    • Transferências
    • Jornal Diocesano – Edições
    • Jornal Diocesano – Linha do Tempo
    • Jornal Diocesano – História 66 anos
    • Notícias
    • Dia Mundial das Comunicações Sociais
  • Notícias Diocesanas
  • Calendário 2025
  • Contato