Diocese de Paranavaí, no Paraná, ganha novo bispo

Após 10 meses vacante, Paranavaí ganha seu novo bispo, natural do Paraná.

Desde o dia 14 de junho de 2017, quando Dom Geremias Steinmetz, foi nomeado para a arquidiocese de Londrina – PR, a Diocese de Paranavaí, no noroeste do Paraná, aguardava a nomeação de um novo bispo para o seu governo.

Passados dez meses e onze dias, o papa Francisco, no dia 25 de abril, nomeou como bispo, para a diocese vacante de Paranavaí, o padre Mário Spaki, da Diocese de Ponta Grossa – PR, e secretário executivo da CNBB Sul 2, em Curitiba – PR.

Vida e Trabalhos:

Mário Spaki, em Curitiba, ainda como padre, em entrevista sobre sua nomeação para bispo.

Natural da cidade de Irati – PR, Mário Spaki nasceu no dia 14 de dezembro de 1971, e foi ordenado padre em 2003, em sua cidade natal, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, por dom João Braz de Aviz, bispo de Ponta Grossa na época. Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae (IFITIME), da diocese de Ponta Grossa e Teologia pela Faculdade Gregoriana de Roma, na Itália.

Entre suas atividades pastorais, atuou como presidente da Comissão Regional dos Presbíteros do Paraná; secretário da Comissão Nacional dos Presbíteros do Brasil; reitor do Seminário São José, em Ponta Grossa, e secretário executivo da CNBB do Paraná, cargo que vinha exercendo há 7 anos. Nesta função, assessorava projetos pastorais para toda a Igreja do Paraná.

A ORDENAÇÃO

Entrando na Catedral de Ponta Grossa, Dom João Bosco, um dos bispos ordenantes, (no centro) Monsenhor Mário Spaki, (no canto direito), Dom Sérgio Braschi, bispo de Ponta Grossa, um dos ordenantes.

No dia 22 de junho, o Monsenhor Mário Spaki, assim chamado após a nomeação, foi sagrado bispo na Catedral Santa’Ana, de Ponta Grossa, na missa das 18h. A celebração contou com a presença de 36 bispos, vindos de várias dioceses do Brasil, 175 padres e mais de 50 diáconos, além de familiares e inúmeros fiéis leigos que lotaram a Catedral. Os três bispos ordenantes foram: Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo da Diocese de Ponta Grossa, Dom João Bosco Barbosa de Sousa, bispo da diocese de Osasco (SP), e Dom Anuar Battisti, arcebispo da arqui(diocese) de Maringá (PR).

Em espírito de alegria, fraternidade e comunhão, a Diocese de União da Vitória – PR, também se fez presente, sendo representada por diversos membros do clero, entre eles, padre Mário Fernando Glaab, administrador diocesano, e Dom Walter Michael Ebejer, bispo emérito de União da Vitória.

Além da transmissão pela Rádio Santana, de Ponta Grossa, e emissoras de Paranavaí, a celebração foi transmitida também pela TV Evangelizar, do padre Reginaldo Manzotti, que distribuiu o sinal para 112 outros canais de TV em todo o Brasil. O vídeo da celebração na íntegra pode ser assistido também pelo canal do YouTube:

A Posse em Paranavaí

Dom Mário Spaki, em seus agradecimentos ao final da celebração, na Catedral de Ponta Grossa.

Dom Mário Spaki tomará posse de sua primeira diocese, no dia 08 de julho, às 16h, na Catedral Maria Mãe da Igreja, de Paranavaí. A data da Posse estará em sintonia com a celebração jubilar dos 50 anos da Diocese. Dom Mário será o quinto bispo da Diocese de Paranavaí, que atualmente conta com 34 paróquias e 43 padres.

Em entrevista a emissoras de rádio em Ponta Grossa, horas antes de sua ordenação, Spaki falou de seu pastoreio na nova diocese. “Quero servir, caminhar junto com a diocese. Pouco a pouco verei onde posso interferir com minha autoridade, não como autoritário. Desejo me fazer presente, estar próximo. Estou indo com alegria e quero viver essa alegria no contato com as pessoas das 34 paróquias. Vamos ter dificuldades, desafios, muitas situações não vou corresponder, mas vamos com alegria para esse desafio”, declarou ele.

O Lema escolhido pelo novo bispo para o seu episcopado foi: “Fitando-o, amou”, passagem bíblica retirada do Evangelho de Marcos, capítulo 10, versículo 21.

Pascom Diocesana