Assembleia dos Bispos do Paraná elege nova Presidência da CNBB Sul 2

Dos dias 17 à 19 de fevereiro, bispos de todo o Paraná, bispos da Eparquia Ucraniana do Paraná, administradores diocesanos, bispos eméritos, secretário executivo da CNBB Sul 2, e o representante da Comissão Regional dos Presbíteros, estiveram reunidos na Diocese de Toledo – PR, para a Assembleia dos Bispos. Representando a Diocese de União da Vitória, que terá a posse do seu novo bispo no dia 27 de abril, padre Mário Fernando Glaab, administrador diocesano, também se fez presente.

Celebração da Missa de encerramento da Assembleia dos bispos. Catedral de Toledo – PR. (Imagem: Site CNBB Sul 2).

Escolhida para sediar o evento, a Diocese de Toledo está celebrando sessenta anos de sua criação. Para Dom João Carlos Seneme, bispo diocesano, acolher a Assembleia no ano comemorativo foi um presente para a diocese. “Para nós foi uma benção ter todos os bispos do Paraná aqui, celebrando na catedral, sentindo a fé do nosso povo e fazendo essa homenagem para nós. Foi uma alegria e uma bênção de Deus”, expressou Dom João.

Bispos e padres administradores diocesanos, em Reunião Na Assembleia. No lado direito, de frente, na 3.ª mesa, padre Mário Glaab.

Entre os diversos assuntos tratados, esteve, A Missão São Paulo VI, que a Igreja Católica do Paraná mantém na África; o projeto de evangelização Cada Comunidade uma Nova Vocação, elaborado pelo Regional Sul 2 e propagado para várias outras dioceses do Brasil; foi feita uma contextualização sobre o Sínodo da Amazônia a se realizar em outubro deste ano, além de uma partilha de experiência feita por Dom Amilton, bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba, sobre a Jornada Mundial da Juventude, com o Papa Francisco, que se deu em janeiro deste ano.

Após dias intensos de reflexão, avaliação e projeção sobre os temas, e outros que envolvem a caminhada da Igreja do Paraná, os bispos realizaram a eleição da nova presidência do Regional da CNBB Sul 2 para o próximo quadriênio, que ficou assim composta. Presidente – Dom Geremias Steinmetz – Arcebispo de Londrina; Vice-presidente – Dom José Antônio Peruzzo – Arcebispo de Curitiba; e Secretário – Dom Amilton Manoel da Silva – Bispo Auxiliar de Curitiba.

Da esquerda: Dom José Antônio Peruzzo, vice-presidente; Dom Geremias, Presidente; e Dom Amilton, Secretário. (Foto: Site Sul 2).

Também foram eleitos os bispos para o Conselho Episcopal de Pastoral (CEP); os representantes das Províncias Eclesiásticas (Curitiba, Maringá, Cascavel e Londrina); e o Conselho Fiscal.

Questionado sobre as prioridades ao assumir a função de presidente, Dom Geremias falou da valorização ao trabalho dos leigos, bem como da valorização da ação missionária na Igreja. “A experiência mostra que a gente precisa dar alguns passos no sentido de uma valorização maior de pastorais, organismos, movimentos e fazer com que o laicato seja cada vez mais firme e, acima de tudo, tenha mais preparo. Precisamos pensar a questão econômica, sobre o financiamento de muitos trabalhos que o regional tem. Também, um desafio muito grande é o nosso trabalho missionário na Guiné-Bissau, África, assim como os trabalhos missionários de nossas dioceses aqui no Brasil. Mas, no geral, podemos dizer que as nossas dioceses estão muito bem, o trabalho no nosso regional vai bem, mas é preciso sempre permanecer atento para que possamos continuar crescendo”, comentou o novo presidente do Regional Sul 2 da CNBB.

A presidência terá sua gestão à frente dos trabalhos da Igreja do Paraná até 2022, quando vencerá o mandato.

Vídeo. Missa de Abertura da Assembleia.

Abertura da Assembleia dos Bispos do Paraná, Toledo. Veja la na frente o grande banner… Que alegria ver o povo implorando os céus mais vocações.

Publicado por Dom Mário Spaki em Domingo, 17 de fevereiro de 2019

Fonte: Site Regional Sul 2