Diocese de Apucarana realiza a posse de seu quinto bispo

No último sábado, 6 de abril, a Diocese de Apucarana – PR, realizou a cerimônia de Posse de seu quinto bispo Diocesano, Dom Carlos José de Oliveira.

Imagem Divulgação.

A celebração se deu às 10h, na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana, contando com inúmeros fieis leigos daquela diocese, padres e bispos da Igreja do Paraná, Regional Sul 2,  além de familiares e fieis da arquidiocese de Botucatú – SP, onde o novo bispo atuou como padre.

A Diocese de União da Vitória se fez presente na cerimônia, sendo representada pelo seu administrador diocesano, padre Mário Fernando Glaab, junto com o Diác. Claudimir P. de Camargo, da paróquia Sagrada Família de Nazaré.

Imagem Divulgação.

Dom Carlos José foi ordenado bispo no dia 19 de Março, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Lençóis Paulista – SP, igreja à qual estava atuando até o momento.

Sua sagração foi feita pelo Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni Aniello, e por Dom Celso Marchiori, bispo coordenante.

A Diocese de Apucarana se encontrava vacante desde o dia 13 de dezembro de 2017, quando o então bispo Dom Celso Marchiori foi nomeado para assumir a Diocese de São José de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Sedes Vacantes no Paraná.

No Paraná duas Dioceses ainda não tiveram a posse de seu novo bispo. A Diocese de Foz do Iguaçu,  vacante desde 29 de setembro, quando faleceu Dom Dirceu Vegini. O Administrador Diocesano é o Padre Dionísio Hülse; e, a Diocese de União da Vitória, vacante desde 8 de fevereiro de 2018, quando Dom Agenor Girardi faleceu. Sendo administrada pelo padre Mário Fernando Glaab, a Diocese de União da Vitória terá a posse de seu novo bispo, Dom Walter Jorge Pinto, no dia 27 de abril de 2019, às 10h na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em União da Vitória.

Biografia de Dom Carlos José:
Imagem Divulgação.

Oriundo da cidade paulista de Botucatu (SP), Dom Carlos José iniciou sua caminhada religiosa no Seminário São José, e em seguida, cursou Filosofia e Teologia na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção de São Paulo.

No dia 8 de dezembro de 1991, foi ordenado diácono, e em 4 de outubro de 1992, elevado ao sacerdócio. Entre 1994 e 1996, fez mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Ao regressar da capital italiana, em 1996, assumiu como pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Lençóis Paulista (SP), da Arquidiocese de Botucatu, onde se encontrava recentemente. E em 2016, defendeu sua tese de doutorado em Teologia pela PUC-Rio.

Além de ter exercido nos últimos tempos o cargo de vigário geral da Arquidiocese e demais funções, foi fundador e presidente da casa de acolhida “Mãe da Piedade”, destinada para moradores de rua e toxicodependentes. (LMI)

Foi nomeado bispo para a Diocese de Apucarana, pelo Papa Francisco, no dia 12 de dezembro de 2018.

Fonte: Site CNBB; e, blogdoberimbau.com