Dom Belisário fala do desafio de formar bons padres e o laicato para a região da ‘Amazônia Legal’

Imagem. Fonte Vatican News.

Em entrevista ao Vatican News, no dia 09 de julho, no quadro “Brasil na Missão Continental”, Dom Belisário, Arcebispo de São Luís do Maranhão apontou alguns dos principais desafios pastorais da Igreja maranhense, situada numa região de transição entre o Nordeste e a Amazônia, que pertence à chamada Amazônia Legal. O arcebispo mencionou a dificuldade da Igreja em acompanhar o crescimento populacional, particularmente num contexto de escassez de sacerdotes.

Segundo o arcebispo, houve uma crise muito forte consequência de um longo período sem ordenações presbiterais verificado na segunda metade do século passado, que levou a arquidiocese a buscar sacerdotes fora do país, tendo tido durante muito tempo uma presença e colaboração muito grande por parte de padres canadenses diocesanos, como também franceses – fidei donum –, e de muitos religiosos e religiosas.

Dom Belisário diz-nos que o desafio hoje “é continuar formando bons padres, mas também o laicato”. Nesse âmbito, ressalta a Escola chamada “Instituto Superior do Maranhão” com formação na Filosofia e na Teologia e cursos de extensão em várias áreas, no momento com uns 200 alunos.

Ouça o áudio:

Fonte: Site Vatican News.