Escola Catequética Diocesana forma 36 novos catequistas

"O papel da catequese está em fazer a pessoa se encontrar com Jesus, do seu jeito, e a partir daí se deixar transformar".

Sessenta e seis catequistas de diversas paróquias da Diocese estiveram reunidos na Casa de Formação, em União da Vitória, nos dias 05 e 06 de outubro, para a 6ª Etapa da 10ª Turma, da Escola Catequética Diocesana. Entre os participantes, trinta e seis concluíram as Etapas da formação recebendo o certificado no domingo, 06, após a missa de encerramento.

Focados no estudo da Iniciação à Vida Cristã, que procura planejar e indicar novos caminhos para a Catequese na Igreja, respondendo aos tempos atuais e levando à uma caminhada de maior intimidade com Jesus Cristo, indo além do recebimento de Sacramentos, os participantes tiveram a formação com Maria do Carmo Rollemberg, da equipe da Catequese do Regional Sul 2 da CNBB.

Maria do Carmo Rollemberg, palestrante na 6ª Etapa da Escola. Catequética.

Segundo ela, a proposta não vem desconsiderar o valor do que tem sido feito até o momento, mas adaptar para a nova realidade de mundo que se vive. “Não que se queira menosprezar o que foi feito até aqui, mas a Igreja entende que o Caminho Catecumenal é uma inspiração daquilo que se fazia no início das primeiras comunidades cristãs, contudo, adaptando o essencial, que não se pode perder, à nossa realidade”, explica.

Maria do Carmo diz que, mesmo que se fale que a catequese não está voltada para o recebimento do Sacramentos, na prática isso está acontecendo. “A proposta da inspiração catecumenal é que o recebimento dos sacramentos seja uma etapa. O diferencial é que tudo vai acontecer a partir de uma experiência com Jesus Cristo. O papel da catequese está em fazer a pessoa se encontrar com Jesus, do seu jeito, e a partir daí se deixar transformar. Aí sim se prepara, pelo ensinamento, pelas celebrações, para de fato se tornar um discípulo missionário”, reforça a palestrante.

Áudio Maria do Carmo:

Débora Pupo, e ao lado, Célio Calikoski, coordenador Diocesano.

Também presente no encontro estava Débora Pupo, coordenadora regional da Catequese no Sul 2. Em entrevista ao Estrela Matutina, jornal da Diocese, Débora comenta que a partir da Conferência de Aparecida, em 2007, a Igreja do Brasil assumiu a Iniciação à Vida Cristã como uma nova dinâmica de Evangelização. “Como hoje, no contexto em que vivemos, se pode promover um encontro com Jesus Cristo? Essa foi a questão que brotou a partir da Conferência de Aparecida. Isso levou a se repensar toda a dinâmica pastoral da Igreja. Estamos falando aqui de uma mudança de mentalidade. É pensar de que modo as crianças e adolescentes podem fazer um encontro com Jesus. E aí abre outros leques, como trabalhar com as famílias, com grupos de pós-crisma e outros”, fala Débora.

Áudio Débora:

Ao abordar os desafios que essa mudança de estudo e de metodologia exigirá, Débora cita que é preciso ter uma compreensão correta da Iniciação, além da harmonia entre Catequese e Liturgia, e também o bom diálogo entre o clero e os leigos. “Não se estão compreendendo a Iniciação como um processo de transformação da vida, que não termina com o recebimento dos Sacramentos. Uma segunda dificuldade é a distância entre Catequese e Liturgia. Elas estão em harmonia. É necessário também um verdadeiro diálogo entre catequistas e o clero”, constata ela.

Áudio Débora:

A missa de encerramento foi celebrada pelo padre João Francisco, da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que na homilia exortou aos catequistas a manterem o ânimo frente as dificuldades. “No Evangelho os discípulos pediam para que Jesus aumentasse a fé deles. Não podemos ser negativos, mas pensar sempre com otimismo. Deus sempre nos oferece o Espírito Santo, que habita em nós”, motivava o padre.

Áudio Padre João Francisco:

No sábado pela manhã, os catequistas também participaram de um celebração da missa presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano.

Texto: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação