Lançado material de divulgação para o Dia Mundial dos Pobres

“a opção por aqueles que a sociedade descarta e lança fora é uma escolha... para não trair a credibilidade da Igreja...”.

Um dos Post de Divulgação da Campanha. Fonte: Cáritas Brasil.

Inicia neste Domingo, 10 de novembro,  a Campanha de ações para celebrar a data do Dia Mundial dos Pobres, que se dará no dia 17, no 33º Domingo do Tempo Comum.

Convocada pelo Papa Francisco no encerramento do Ano da Misericórdia, em 2016, a JMP é um convite a todas as comunidades cristãs e a todas as pessoas de boa vontade, para que levem esperança e conforto aos pobres, e a colaborem para que ninguém se sinta privado da proximidade e da solidariedade humana.

A principal referência para a Jornada é sempre a Mensagem do Papa Francisco. Esse ano, o Papa oferece como iluminação bíblica a citação do Salmo: “A esperança dos pobres jamais se frustrará” (Sl 9, 19)Ele diz que “a opção pelos últimos, por aqueles que a sociedade descarta e lança fora é uma escolha prioritária que os discípulos de Cristo são chamados a abraçar para não trair a credibilidade da Igreja e dar uma esperança concreta a tantos indefesos”.

Banner de Divulgação: Material: Cáritas do Brasil.

Como nos anos anteriores, a Cáritas Brasileira está animando as ações da JMP. Nesta terceira edição da Jornada, as pastorais sociais, de modo especial, a Pastoral do Povo de Rua e a Pastoral da Mulher, vêm se somar a este empenho de mobilizar as iniciativas de solidariedade e empatia com os empobrecidos do nosso país.

Post de Divulgação. (Cáritas do Brasil).

Com alegria, a Cáritas também elaborou subsídio que vai orientar a Igreja no Brasil, a viver a III Jornada do Mundial dos Pobres (JMP). Este subsídio oferece textos para reflexão e sugestões de ações que podem ser realizadas, além de depoimentos que inspiram a reflexão a respeito da situação de vulnerabilidade e da resistência dos empobrecidos na defesa dos seus direitos e garantia de sua dignidade. Como instrumentos de comunicação são disponibilizados spot para rádios e TVs, cartaz, e cards para as redes sociais.

O Papa Francisco nos convoca a sermos evangelizadores e evangelizadoras coerentes, semeando sinais palpáveis de esperançaRogamos à Nossa Mãe Aparecida bênção e  força, animando-nos no caminho  da  esperança e reforçando em todos nós a vontade de colaborar concretamente para que os empobrecidos do nosso imenso Brasil possam sentir o calor do nosso afeto, da nossa presença, na busca por uma vida digna para todas as pessoas.

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA JMP 2019

Texto: Dom Joel Portella Amado