Igreja Católica Apostólica Romana

3º Domingo do Advento/Ano A

messias

HOMILIA DE DOMINGO: 15.12.2019

Evangelho

Jesus é o Messias? 

1ª Leitura: Is 35, 1-6a.10
Sl 145
2ª Leitura: Tg 5,7-10
Evangelho:  Mt 11, 2-11

1 Quando Jesus terminou de dar essas instruções aos seus doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.

2 João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras do Messias, enviou a ele alguns discípulos, 3 para lhe perguntarem: «És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?» 4 Jesus respondeu: «Voltem e contem a João o que vocês estão ouvindo e vendo: 5 os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres é anunciada a Boa Notícia. 6 E feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!»

7 Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões a respeito de João: «O que é que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8 O que vocês foram ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas aqueles que vestem roupas finas moram em palácios de reis. 9 Então, o que é que vocês foram ver? Um profeta? Eu lhes afirmo que sim: alguém que é mais do que um profeta. 10 É de João que a Escritura diz: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. 11 Eu garanto a vocês: de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino do Céu é maior do que ele.

Bíblia Sagrada – Edição Pastoral


Comentário

Jesus, causa de nossa alegria

O 3° domingo do Advento é tradicionalmente chamado, conforme a antífona de entrada gregoriana, em latim, Gaudete (= “alegrai-vos”). Neste espírito é que devemos contemplar os elementos da liturgia: a 1ª leitura, mais uma “utopia” de Isaías (cf. os dois domingos anteriores), que tem seu correspondente no evangelho (os cegos e os coxos curados: a obra do Messias); e o salmo responsorial, cantando a bondade de Deus que abre os olhos aos cegos.

Na 2ª leitura, a razão da alegria é um pouco diferente. A expectativa messiânica do Antigo Testamento, já o sabemos (cf. 1° dom.), é a figura de nossa própria esperança: recordando a espera da primeira vinda preparamo-nos para a segunda. Ora, S. Tiago nos ensina a perseverar até a segunda vinda, com a paciência do lavrador que aguarda a chuva. Isso não é fatalismo, mas perseverança, constância: temos diante dos olhos a inefável proximidade do Senhor que é nossa alegria.

O povo cristão é um povo que espera (oração do dia). Pede que o Natal seja um dia de alegria, semelhante à do Batista quando reconheceu em Jesus o Messias (evangelho) – que seja um “aperitivo” da alegria do encontro definitivo. Perdoado o pecado (oração final), o Natal, como toda eucaristia, apresenta-se como festa escatológica, antecipação do Natal eterno: Emanuel, “Deus conosco” para sempre.

A liturgia de hoje é profundamente cristocêntrica. Se convém alegrar-nos e não ter medo diante do cumprimento do plano de Deus é porque sua manifestação definitiva em Jesus Cristo é uma revelação do amor e da ternura de Deus, como os anunciou o profeta. A perspectiva da plena realização suscita, portanto, alegria. A existência concreta de Jesus, sua boa mensagem aos pobres e abandonados, é revelação do Deus que nos chama e que vem a nós. E assim como João teve de considerar os sinais do Messias, nós também podemos contemplar as maravilhas que sob o impulso do Espírito de Jesus são operadas nas comunidades pobres e humildes: sinais de que Deus se aproxima cada dia mais.

Do livro “Liturgia Dominical”, de Johan Konings, SJ, Editora Vozes


Mensagem

A alegre esperança do cristão

A esperança que temos é a mola propulsora de nossa vida. Que é que você espera da vida? Como ela se tornaria melhor? Quem poderia ajudá-lo para isso? São essas as perguntas de todo o mundo e também do cristão, perguntas que a liturgia deste domingo suscita em nós. Deus mesmo é a esperança do fiel. Ele não é um castigador, um fiscal de nossos pecados e nem mesmo da “desordem estabelecida” na sociedade em que vivemos. Ele não deseja castigar, mas transformar aquilo que está errado: ele vem salvar. Esta é a esperança anunciada pelos profetas (1ª leitura).

Com a vinda de Jesus começou irreversivelmente a realização desta esperança, a realização da profecia. João Batista não percebe bem o que Jesus está fazendo. Manda perguntar se ele é o Messias, ou se é para esperar outro (evangelho). Jesus aponta os sinais que ele está realizando: aquilo que os profetas anunciaram. Daí a conclusão: já não precisamos aguardar outro.

Ora, Jesus apenas iniciou. Implantou. A plantação deve ainda crescer. Com a paciência e a firmeza do agricultor, devemos esperar o amadurecimento de seu reino na História. Com o “sofrimento e paciência dos profetas que o anunciaram…(2ª leitura)

A esperança suscita em nós alegria confiante: Deus deu início à realização de seu projeto. Quando se olha com objetividade o que a palavra de Cristo já realizou no mundo, apesar das constantes recaídas de uma humanidade inconstante, reconhecemos que ela foi eficaz. Devemos também olhar para os sinais que se realizam hoje: a transformação impulsionada pelo evangelho de Cristo se reflete na nova consciência do povo, que assume sua própria história na construção de uma sociedade mais fraterna.

A esperança fundamenta uma firmeza permanente, confiante de que Deus erradicará o mal que ainda persiste.

A esperança exterioriza-se na celebração, expressão comunitária de nossa alegria e confiança.

A esperança do cristão é Jesus. Ele é aquele que havia de vir. Não precisamos ir atrás de outro messias, oferecidos pelo mundo do consumo, por promessas políticas ambíguas e assim por diante. Consumo e política são propostas humanas, e podemos servir-nos delas conforme convém, com liberdade. Mas o Messias vem de Deus; ele merece nossa adesão, nele podemos acreditar. Chama-se Jesus. Feliz quem não se deixa abalar em relação a ele (cf. Mt 11,6)!

Esperamos que o amor e a justiça que Cristo veio trazer ao mundo, e nos quais somos chamados a participar ativamente, realizem o plano de Deus para a humanidade, desde já e para sempre, “assim na terra como no céu”.

Do livro “Liturgia Dominical”, de Johan Konings, SJ, Editora Vozes


franciscanos.org.br

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.