NOTA dos bispos do Paraná sobre a Visita Ad Limina em fevereiro

Nós, Bispos do Paraná, realizaremos, em fevereiro de 2020, a tradicional Visita Ad Limina Apostolorum. Trata-se de um momento importante à vida eclesial que se projeta ad limina, ou seja, atinge o limiar do encontro pessoal entre o Santo Padre e os seus irmãos Bispos. Diante disso, queremos pedir que todos os fiéis nos acompanhem na preparação para este evento importante para a história de nossa Igreja. O povo de Deus pode participar por meio da oração em favor dos Bispos e dos Eparcas Ucranianos. Ao todo formamos uma fraternidade composta por 22 sucessores dos Apóstolos.

Nós vamos representar a todos e a cada um dos fiéis católicos do nosso querido Estado do Paraná. O essencial dessa visita é celebrar junto aos Sepulcros de São Pedro e São Paulo, bem como visitar o seu sucessor, o Papa Francisco, Bispo de Roma. Tudo isso como sinal de unidade com a Igreja dos Apóstolos. De igual modo, através da sucessão pessoal do Bispo de Roma ao bem-aventurado Pedro e de todos os Bispos no seu conjunto aos Apóstolos, o Romano Pontífice e os Bispos estão unidos entre si como um Colégio (Pastores Gregis, n. 8 ). Iremos também celebrar a eucaristia e rezar nas quatro basílicas principais de Roma: São Pedro, São Paulo Fora dos Muros, Santa Maria Maior e São João de Latrão.

Além do Papa e das Basílicas, visitaremos os diversos departamentos da Administração central da Igreja. Não se trata de uma prestação de contas, mas de nos deixar ensinar pela tradição da Igreja Universal, além de oferecer as nossas experiências. Tudo isso orientados pela responsabilidade de viver em comunhão. Vale lembrar que tais visitas asseguram o “caráter de universalidade que marca o povo de Deus como dom do próprio Senhor, pelo qual a Igreja Católica, de maneira eficaz e perpétua, tende a recapitular toda a humanidade com todos os seus bens sob Cristo Cabeça, na unidade do seu Espírito” (Lumen Gentium, n. 13).

Bispos das Dioceses do Paraná e Eparquias Ucranianas. Na primeira fileira, da esquerda para a direita, Dom Walter Jorge, bispo de União da Vitória.

O mais importante deste acontecimento que, para muitos de nós é a primeira vez a se realizar no episcopado, é que os encontros fraternos com o Pontífice Romano e os seus mais próximos colaboradores da Cúria Romana oferecem ao Bispo uma ocasião privilegiada não só de apresentar a situação da própria Diocese e as suas expectativas, como também de obter mais informações sobre as esperanças, as alegrias e as dificuldades da Igreja Universal, e de receber oportunos conselhos e diretivas sobre os problemas do seu rebanho” (Apostolorum Successores, n.15).

Para favorecer a sintonia com nossas dioceses, usaremos os meios de comunicação, especialmente, a internet, como um canal de informação e interação nesse período de preparação, durante e depois da Visita Ad Limina. Durante a Visita queremos nos fazer próximos de todos os católicos do Paraná por meio da oração, que será constante, também por meio de textos, fotos, vídeos, áudios que serão disponibilizados numa página especial dentro do site do Regional Sul 2: www.cnbbs2.org.br e também pelas redes sociais do Regional (Facebook, Instagram, Youtube). Preparamos ainda uma breve oração para ser rezada em nossas paróquias, comunidades e capelas, e também individualmente. Ela está disponível, online, para download.

Contamos com a sua oração e comunhão neste período de preparação e durante a Visita Ad Limina. Pedimos que Nossa Senhora do Rosário do Rocio, padroeira do nosso estado, proteja e abençoe cada um e que essa ocasião da Visita ao Papa produza muitos frutos de vida e santidade para nossas Arquidio/Dioceses.

Dom Geremias Steinmetz
(Arcebispo de Londrina e Presidente do Regional Sul 2 da CNBB)

Dom José Antônio Peruzzo
(Arcebispo de Curitiba e Vice-Presidente do Regional Sul 2 da CNBB)