Papa Francisco recorda um ano da tragédia em Brumadinho

Aos fiéis reunidos para a I Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte a Brumadinho, o Papa Francisco pediu orações às vítimas, solidariedade aos familiares e a proteção do meio ambiente.

“Neste primeiro aniversário da tragédia de Brumadinho, rezemos pelos 272 irmãos e irmãs que foram soterrados. E lamentamos a contaminação de toda a bacia fluvial. Ofereçamos nossa solidaridade às famílias das vítimas, um apoio à Arquidiocese e a todas as pessoas que estão sofrendo e que necessitam de nossa ajuda. Com a intercessão de São Paulo, que Deus nos ajude a recuperar e proteger a nossa casa comum.”

Áudio Jornalista do Vaticano:

A Arquidiocese, presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organizou a Romaria “pela Ecologia integral” com o intuito de “rezar e refletir, caminhar e celebrar, conscientizar e indignar, cantar e esperar”.

Milhares de fiéis estão reunidos desde a manhã deste 25 de janeiro (dia da tragédia) para momentos de oração, de conscientização com as comunidades indígenas e um ato em memória das vítimas.

Mais de uma vez, o Pontífice mencionou o drama da região, seja em pronunciamentos públicos, seja em momentos privados com autoridades civis e eclesiásticas. O Santo Padre mantém-se constantemente informado também através de seus colaboradores no Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Em fevereiro do ano passado, o então presidente da CNBB, Card. Sérgio da Rocha, teve a oportunidade de entregar ao Papa o colete utilizado por voluntários em Brumadinho. A entrega ocorreu à margem do encontro para a proteção dos menores na Igreja.

“O Papa expressa a sua solidariedade, a sua oração, acolhendo esta veste com muita atenção. Isto é, o Papa se interessou para saber melhor da própria situação em Brumadinho e expressou sua oração, sua solidariedade. Que este testemunho de atenção do próprio Papa em relação a Brumadinho motive toda a Igreja no Brasil a ter a mesma solidariedade, a querer sempre mais estar unida aos irmãos e irmãs que ali estão, mas também a oferecer a sua contribuição para que situações como ocorreu lá jamais aconteçam novamente no Brasil”, disse o cardeal ao Vatican News.

Papa recebe o colete dos voluntários. (Foto: Site Vatican News).

Fonte: Site Vatican News.
Foto Capa: Foto: Julia Castello/Divulgação – Site O TEMPO.