Diocese de Guarapuava ganha novo bispo nesta quarta-feira

Novo bispo da diocese de Guarapuava (PR)

A Igreja do Paraná recebeu, com muita alegria, na manhã desta quarta-feira, 06 de maio, a notícia de que o Papa Francisco nomeou Dom Amilton Manoel da Silva, até então bispo auxiliar de Curitiba, para bispo diocesano de Guarapuava. A diocese de Guarapuava, no centro-oeste do Paraná, foi conduzida, desde o dia 2 de julho de 2003, por Dom Antônio Wagner da Silva, que completou 75 anos de idade em 25 de março do ano passado, quando apresentou seu pedido de renúncia, que foi acolhido, oficialmente, hoje.

Banner com imagem de Dom Amilton, novo bispo para Guarapuava. (Fonte: Site Regional Sul 2).

Dom Amilton Manoel da Silva, CP, nasceu em 2 de março de 1963, em Osvaldo Cruz (SP). Estudou Filosofia na Universidade Federal do Paraná em Curitiba (1992-1995) e Teologia no Instituto de Teologia de São Paulo-ITESP (1997-2000). Emitiu a profissão religiosa em janeiro de 1997 como membro da congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas) e recebeu a ordenação sacerdotal em 17 de dezembro de 2000.

Dentro de sua congregação, desempenhou inúmeros cargos, como: vigário paroquial, pároco, mestre de noviços, Superior Provincial e membro da secretaria de formação do Conselho Geral. Também foi assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e pregador de exercícios espirituais.

Foi nomeado bispo titular da diocese de Tusuro (Tunísia) e bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba (PR), pelo Papa Francisco, no dia 7 de junho de 2017, sagrado no dia 19 de agosto de 2017, por dom Antônio José Peruzzo e apresentado como Bispo Auxiliar, no dia 08 de setembro de 2017. Na arquidiocese de Curitiba, foi referencial para as comissões de Liturgia, Comunicação, Missão, Juventude e CRB.

No Regional Sul 2 (CNBB), é secretário dos bispos, desde 2017 e referencial para o Setor Juvenil. Desde 2019, é membro da comissão Pastoral Juvenil da CNBB e, em julho deste mesmo ano, o Papa Francisco o nomeou membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Seu lema episcopal, extraído de Gl 6,14, é: Christi in Cruce Gloriari, (Gloriar-se na Cruz de Cristo).

Dom Antônio Wagner da Silva – Novo bispo emérito

Com a decisão do Papa, dom Antônio Wagner da Silva, SCJ, torna-se agora bispo emérito. O procedimento está previsto no Código de Direito Canônico, que define que “ao bispo diocesano que tiver completado 75 anos de idade é solicitado apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências”. Com a aceitação da renúncia pelo Papa, o bispo emérito fica, então, desobrigado das funções concernentes ao governo de sua diocese, mas permanece no exercício de seu ministério durante toda a vida. Dom Antônio completou 75 anos no dia 25 de março de 2019.

“Sempre é tempo de seguir em frente, de caminhar por outras estradas. Todo missionário deve estar de malas prontas para partir, para ir ao encontro de novos desafios. Assim é a vida. Para quem é religioso, como no meu caso, há sempre uma expectativa, uma espera e até certa ansiedade pela mudança. As mudanças são ótimas na vida de cada um de nós, elas nos elevam e nos fazem crescer como pessoa e na espiritualidade”. Essas foram as palavras do até então bispo da diocese de Guarapuava, Dom Antônio Wagner da Silva quando soube que o Papa Francisco aceitou sua renúncia e nomeou Dom Amilton Manoel da Silva como o quinto bispo diocesano,

Banner com foto de Dom Wagner, (Fonte criação – Diocese de Guarapuava).

Dom Antônio Wagner nasceu em Luz (MG), em 1944. Foi o quarto bispo da diocese de Guarapuava (PR). Sua ordenação presbiteral foi em 11 de dezembro de 1971. Foi nomeado, pelo então papa João Paulo II, bispo-coadjutor de Guarapuava no dia 29 de março de 2000. Sua ordenação e posse se deram em 18 de junho do mesmo ano. Em 2 de julho de 2003, assumiu como bispo diocesano na mesma diocese. Adotou como lema episcopal: “Sint Unum”, (Que todos sejam um).

A diocese de Guarapuava foi criada aos 16 de dezembro de 1965 pela bula “Christi Vices”, do Papa Paulo VI, desmembrada das dioceses de Ponta Grossa, Campo Mourão e Toledo. Foi instalada em 26 de junho de 1966.

Fonte: Site CNBB Regional Sul 2 https://cnbbs2.org.br/
e, Site Diocese de Guarapuava: https://diopuava.org.br/