Mensagem e Programas destacarão o ‘Dia Mundial das Comunicações Sociais’

"Para que possas contar e fixar na memória do teu filho e do filho do teu filho..."

Neste Domingo, 24 de maio, Festa da Ascensão do Senhor, quando Jesus, após quarenta dias da sua ressurreição, aparecendo aos seus discípulos como Ressuscitado, sobe aos céus, prometendo o envio do Espírito Santo, Festa de Pentecostes que celebraremos no próximo Domingo, a Igreja celebra o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais. (Matéria Completa Aqui).

Em matéria produzida pela Canção Nova, no link do vídeo abaixo, direto do Vaticano, um resumo das ideia do papa Francisco em sua Mensagem para o Dia das Comunicações é explanado. “Para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10, 2) – A vida faz-se história, é o tema da Mensagem deste ano, publicada no dia 24 de janeiro, memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos comunicadores.

Nela, o Papa comenta da importância de evangelizar contando boas história, histórias que edifiquem, que enriqueçam, que anime as pessoas e lhes dê esperança. “Freqüentemente, nos «teares» da comunicação, em vez de narrações construtivas, que solidificam os laços sociais e o tecido cultural, produzem-se histórias devastadoras e provocatórias, que corroem e rompem os fios frágeis da convivência”, escreve o Papa em um dos trechos.

A inspiração da Mensagem deste ano foi tirada do Livro do Êxodo, onde segundo o Papa, o conhecimento de Deus se dá inclusive pela transmissão de seu amor e sua verdade, experimentadas de geração em geração, que vai sendo conhecida. “O título desta Mensagem é tirado do livro do Êxodo, narrativa bíblica fundamental que nos faz ver Deus intervir na história do seu povo.[…] E aqui o Senhor dá a Moisés o sentido de todos estes sinais: «Para que possas contar e fixar na memória do teu filho e do filho do teu filho (…) os meus sinais que Eu realizei no meio deles. E vós conhecereis que Eu sou o Senhor» (Ex 10, 2)”, contextualiza Francisco.

Veja a Matéria abaixo: Canal Canção Nova.

Debate:

Algumas emissoras de TV transmitirão programas neste domingo abordando a temática. Entre elas, a Tv Evangelizar, em conjunto com a Arquidiocese de Curitiba, a Pastoral da Comunicação do Regional Sul 2 da CNBB, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), transmitirão um programa às 16h, na Tv Evangelizar e por Redes Sociais da Arquidiocese de Curitiba, falando da Mensagem do Papa.

O programa contará com a presença do padre Reginaldo Manzotti, da Tv Evangelizar, do padre Kleina, da arquidiocese de Curitiba, do doutor Jorge Kanehide, da PUC, e dos jornalistas Sandro Dalpícolo e Dulcinéia Novais, da RPC.

Publicação: Setor de Comunicação