Bispo de Caçador – SC é nomeado Arcebispo de Maringá – PR

Estando 09 anos como bispo da Diocese de Caçador – SC, desde o dia 4 de setembro de 2011, Dom Severino Clasen foi nomeado pelo Papa Francisco nesta quarta-feira, 1º de julho, como arcebispo da Arquidiocese de Maringá (PR), que estava vacante desde o dia 20 novembro de 2019, quando o pedido de renúncia por motivo de saúde de dom Anuar Battisti foi aceito pelo Santo Padre.

Dom Severino Clasen, em encontro com o papa Francisco. (Imagem Pascom da Diocese de Caçador. Fonte Site da Diocese).

Com muita proximidade com a Diocese de União da Vitória, sendo a Diocese de Caçador divisa de território, Dom Severino realizou formações sobre o Laicato (atuação dos leigos na Igreja), em certa ocasião em União da Vitória, na paróquia Nossa Senhora do Rocio.

Dom Severino foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), eleito em 11 de maio de 2011 e reeleito para um mandato que  exerceu até 2019. Até então exerce também a função de presidente do Regional Sul 4 da CNBB, Igreja Católica de Santa Catarina, eleito na última 57ª Assembleia da CNBB.

Banner divulgação. Nomeação de Dom Severino. (Fonte: Site Regional Sul 2 da CNBB).

Trajetória do novo arcebispo de Maringá
Dom Severino. (Foto – Pascom Diocese Caçador – SC).

Dom Severino Clasen tem três irmãos e quatro irmãs, sendo duas delas religiosas da Congregação Franciscanas de São José. Ingressou no seminário menor em 1968, em Ituporanga (SC).

Severino Clasen tornou-se franciscano ao ingressar na província da Imaculada em janeiro de 1976. Em seguida, fez os estudos de Filosofia e Teologia no Instituto Teológico de Petrópolis e foi ordenado sacerdote em 10 de julho de 1982. Neste mesmo mês, passou a ser vigário paroquial de Concórdia, em Santa Catarina, e em 1988 foi transferido para Porto União. No ano seguinte, tornou-se o responsável pela pastoral vocacional da província da Imaculada.

Foi reitor e pároco do Santuário São Francisco, no Largo São Francisco de São Paulo, e foi nomeado bispo para a diocese de Araçuaí (MG), no Vale do Jequitinhonha, em 11 de maio de 2005.

Foi ordenado bispo por dom Lorenzo Baldisseri, então núncio apostólico no Brasil, no dia 25 de junho de 2005, na cidade de Ituporanga. A posse episcopal ocorreu no dia 10 de julho de 2005, em Araçuaí. Seu lema episcopal é “Acolher e cuidar”.

No dia 6 de julho de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou para a diocese de Caçador (SC), transferindo-o da diocese de Araçuaí. Dom Severino foi empossado no dia 4 de setembro de 2011.

Quando do pedido de renúncia por motivo de saúde de dom Anuar Battisti, em dia 20 novembro de 2019, aceito pelo Santo Padre, a arquidiocese de Maringá estava até o momento sob os cuidados de dom João Mamede Filho, bispo de Umuarama (PR). A data para o novo arcebispo assumir a arquidiocese de Maringá ainda será definida.

Fonte: Site Regional Sul 2 CNBB