Conheça o RICA – Um instrumento para a Catequese de Adultos

ARTIGO: Por Célio Calikoski

Por, Célio Reginaldo Calikoski, coordenadora Diocesano da Catequese

A Igreja na cultura atual necessita de processos de iniciação para evangelizar e formar discípulos missionários. O Documento de Aparecida é enfático ao falar da urgência de assumir o processo iniciático na evangelização:

“ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para seu seguimento, ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora”. (DAP, n. 287).

Imagem Divulgação:

A partir do Concílio Vaticano II (1962-1965) a Igreja propõe a inspiração catecumenal em qualquer processo catequético. Este processo é apresentado no RICA (Ritual de Iniciação Cristã de Adultos) em 4 Tempos, denominados:

1) pré-catecumenato: primeiro anúncio ou querigma;
2) catecumenato: a catequese geral;
3) iluminação e purificação: momento dedicado à conversão e à vida interior;
4) Mistagogia: o começo da participação integral na comunidade.

Esses tempos são marcados por 3 Momentos Celebrativos:

Livro do RICA. Imagem Divulgação.

1)  o rito de admissão ao catecumenato;
2) o rito de eleição ou inscrição do nome dos que irão celebrar os Sacramentos de Iniciação;
3) A celebração dos Sacramentos de Iniciação.
O que precisa ser enfatizado é que o RICA não é um livro catequético, ele não é centrado no conteúdo doutrinal a ser transmitido, ele é um livro litúrgico.

Entretanto, esse livro dá uma visão inspiradora de uma catequese que realmente envolva a pessoa no seguimento de Jesus Cristo, a serviço do Reino, expresso na vivência dos Sacramentos do Batismo, da Crisma e da Eucaristia” (Doc. 107, n. 119).

Outro elemento que devemos entender sobre o RICA é que ele é um livro voltado para adultos, para crianças e adolescentes podemos até utilizá-lo, mas devemos adaptá-lo à idade do catequizando e à realidade da comunidade. Para trabalharmos com a catequese de adolescentes e crianças precisamos utilizar subsídios (livros) com inspiração catecumenal. A Diocese de União da Vitória utiliza a coleção: Crescer em Comunhão que está dentro desse processo inspiração catecumenal.

Os Sacramentos da Iniciação

Fonte de água. Foto (Marcelo S. de Lara – Setor de Comunicação – Diocese).

Os sacramentos de Iniciação à Vida Cristão são três: Batismo, Crisma e Eucaristia. O batismo é a porta de entrada para a participação no mistério do Senhor. A Crisma é a ratificação do Batismo, onde o Bispo impõe as mãos sobre o confirmando invocando o Espírito Santo e ungindo com o óleo do Crisma. A Eucaristia é o momento de se alimentar do corpo e sangue de Cristo, é o momento de Comunhão com Deus e a comunidade.

O Catecismo da Igreja Católica diz: “os fiéis, de fato, renascidos no Batismo, são fortalecidos pelo sacramento da Confirmação e, depois, nutridos com o alimento da vida eterna na Eucaristia” (CigC, n. 1212).

O resultado do processo de inspiração catecumenal é a revisão das atitudes, escolhas e comportamentos, levando a pessoa a uma verdadeira conversão da própria vida. O processo de Iniciação à Vida Cristã salienta o princípio entre fé e vida que se expressa em conversão. Mudança de vida e atitudes ético-sociais” (Doc. 107, n. 135).

Referências:
– Documento 107 – Iniciação à Vida Cristã