Neste final de semana, 30 e 31 de janeiro, Dom Walter Jorge, bispo diocesano, deu posse aos padres Francisco Ferreira Linhares e ao padre Ermildo Vicente Krasovski.

Padre Francisco Linhares tomou posse na paróquia São Sebastião, no bairro São Sebastião, em União da Vitória, no sábado, 30, na missa das 19h. Presidida por Dom Walter Jorge, a missa foi também concelebrada por outros padres, membros da Congregação da Sagrada Família de Nazaré, do Instituto Piamarta, que assumiram a paróquia, e pelo Diácono Permanente Amândio.
Dirigindo palavras ao novo padre da paróquia, Dom Walter Jorge lembrou de se dar uma atenção especial à catequese, na formação da fé das crianças e adolescentes, aproveitando o carisma que a Congregação tem na educação e cuidados com os jovens, adolescentes e crianças. “E peço uma atenção especial ao senhor padre Francisco, às crianças, porque hoje muitas não vem à Igreja, porque os pais não vem, ou não trazem. Uma atenção especial à uma catequese catecumenal, para atrair essas crianças à uma experiência viva que também contagie seus pais. Que o senhor caminhe conosco em comunhão com a Diocese na implantação do Plano Diocesano de Pastoral, que estamos começando agora. Que o senhor tenha um pastoreio muito fecundo aqui nesta paróquia trazendo suas experiências de Angola, Moçambique. Deus abençoe o Senhor”, disse Dom Walter Jorge.
Em entrevista ao Site da Diocese de União da Vitória, padre Francisco falou da sua dimensão missionária como padre da Congregação, e disse que aceitou o pedido de seu superior prontamente para vir trabalhar em União da Vitória. “Nós como religiosos estamos conscientes da condição de nossa obediência, que temos várias Casas na Congregação, e que um dos fatores em sermos religiosos é estarmos presentes diante da necessidade da Congregação. E hoje a necessidade era a nossa Casa aqui em União da Vitória”, partilhou o novo padre.

Padre Francisco também explicou que o seu trabalho na paróquia vem agregado com o trabalho do Carisma na Congregação dos Piamartinos, que é o trabalho com a juventude, buscando envolvê-la em uma vida de paróquia e projetando luzes aos anseios dos jovens. “Nós temos como objetivo em uma paróquia também levarmos nosso Carisma, que é a educação para uma juventude pobre, dentro do mundo do trabalho. Temos essa responsabilidade como religioso e como paróquia em agregar a juventude e oferecendo para eles aquilo que são os seus anseio, que dá sentido à vida, e o sentido da vida cristã também”, comentou o padre Piamartino.
Acolhendo o novo Administrador Paroquial, a missa contou com a presença de fieis leigos, lideranças da paróquia, que junto com os padres e o bispo, ao final da missa assinaram os documentos de Posse, demonstrando além dos protocolos formais e administrativos, a unidade do trabalho na evangelização dentro da comunidade. A paróquia São Sebastião conta ainda com o trabalho pastoral das Irmãs Franciscanas Servas Missionárias da Restauração Divina, que administram o Abrigo Santa Clara.

Em Porto Vitória:
No Domingo, 31 de janeiro, foi a vez do padre Ermildo Vicente Krasovski tomar posse na paróquia São Miguel Arcanjo, em Porto Vitória.

Por motivos de cuidados com a Pandemia, sendo a igreja matriz pequena para a celebração, a missa foi celebrada no salão paroquial ao lado da igreja, e também contou com muitos fiéis leigos e leigas que estavam contentes com a vinda do novo padre. Padre Mário Fernando Glaab, vigário geral da Diocese e nascido em Porto Vitória, também se fez presente, lendo inclusive a Portaria de Nomeação do novo pároco e falando aos presentes um pouco da vida e dos trabalhos realizados pelo padre Ermildo, citando paróquias por onde passou e funções que exerce na diocese.

O rito de posse, além da leitura oficial dos documentos emitidos pela Diocese consta também com a entrega da chave da igreja e a chave do sacrário pelo bispo, ao novo pároco. O novo padre professa diante do bispo o Credo da Igreja, manifestando sua Fé em todas e cada uma das verdades contidas no Símbolo da Fé Católica, além de professar obediência ao bispo e jurar obedecer a Disciplina da Igreja, bem como as leis contidas no Código do Direito Canônico, com o objetivo de estar exercendo seu serviço em comunhão com toda a Igreja Particular e Universal.

Refletindo o Evangelho do Domingo, no qual relatava o episódio em que Jesus expulsa o demônio de uma pessoa, Dom Walter Jorge refletia sobre a presença do mal no ser humano e no mundo. Segundo o bispo, a expulsão daquele demônio é a expulsão de todo o mal que Jesus veio extirpar da humanidade, pois não é possível conviver o bem e o mal juntos. “O mal pode ir tomando conta, como naquele homem na Sinagoga, que não tinha mais o uso da liberdade. Jesus é a luz, quando ele chega o mal é obrigado a sair. Não tem com haver convivência entre luz e trevas. Não dá para ser meio de Deus. Jesus veio para destruir o mal que se apossa do homem. Que pena quando vemos o mundo tão bonito e ao mesmo tempo tanto mal”, refletia o bispo.
A paróquia São Miguel Arcanjo que acolhe o padre Ermildo, completou no dia 29 de janeiro 40 anos de criação. Atualmente o município conta com aproximadamente quatro mil habitantes, tendo a paróquia trezes locais de celebração de missa, os quais serão atendidos pelo novo pároco.
Texto e Fotos: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
GALERIA DE FOTOS
POSSE PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO:
POSSE PARÓQUIA SÃO MIGUEL ARCANJO