Há oito anos começava na Diocese o Movimento do Terço dos Homens. De forma simples e discreta, alguns homens, em algumas paróquias da Diocese se reuniam para recitarem a Oração do Terço, entre elas, a paróquia Nossa Senhora do Rocio, de União da Vitória.
O Movimento foi ganhando uma força maior à nível de Diocese com um grupo que começava a se reunir em São Mateus do Sul, na Capela Rosa Mística, pertencente à paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Motivados pelo senhor Antônio da Costa, sete homens se reuniam em uma das salas de catequese da comunidade para recitar o Terço.

O impulso do Movimento começado na Capela Rosa Mística foi crescendo em São Mateus do Sul e se espalhando pelas demais paróquias da Diocese, como comenta o Diácono Permanente Luiz Francisco Huk, assessor eclesiástico do Movimento na Diocese. “Graças aos oito anos na Rosa Mística, já foi difundido para toda a Diocese. Além de participarmos em Aparecida, fizemos os encontros interestaduais Paraná – Santa Catarina, e repassado para várias paróquias da Diocese. Tudo iniciando dali esse Movimento”, relata o Diácono.
Da sala da catequese, o Movimento na Rosa Mística foi se ampliando e começaram a se reunir no salão da igreja, e segundo Luiz Carlos Tomczyk, membro do Grupo do Terço desde o seu início, gestos como caminhar a pé até o Santuário de Mafra revelam a fé e a devoção dos homens do Terço. “Temos membros que fazem também a caminhada de três dias até o Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Mafra, chegando lá sempre no dia 12 de outubro, Festa da Padroeira”, conta Luiz Tomczyk.

Ainda segundo ele, hoje o Movimento está em torno de trinta grupos, e diz que sempre os orienta a rezarem uns pelos outros como pela humanidade. “Essa semente germinou e criou vário ramos, várias plantas. Temos hoje em torno de trinta grupos do Terço dos Homens na região de São Mateus. Temos muito a agradecer a todos o que participam. Pedimos que os grupos rezem uns pelos outros e pela paz no mundo. Esse Movimento é muito forte no mundo todo”, testemunha o devoto.

Para celebrar os oito anos de criação, que teve início em 2013, no dia 29 de janeiro, membros de diversos grupos de São Mateus se reuniram na Capela Nossa Senhora da Rosa Mística para uma missa em Ação de Graças, que também foi transmitida pelas redes sociais.
A celebração foi presidida pelo padre João Francisco Sieklicki, vigário paroquial da paróquia Perpétuo Socorro, nomeado em janeiro para assumir a paróquia São Carlos Borromeu, em Paula Freitas, e concelebrada também pelo Diácono Luiz Huk, assessor diocesano para o Terço dos Homens.
No dia 30 de janeiro, alguns membros do Movimento do Terço dos Homens se reuniram na paróquia São Joaquim e Senhora Sant’Ana, em Paulo Frontin, às 14h, para uma reunião com a coordenação diocesana, com o objetivo de avaliar e planejar as atividades do Movimento em 2021.
Texto: Marcelo S. de Lara
Setor de Comunicação da Diocese
Fotos: Movimento Terço dos Homens – S.M.S.