Os fiéis da Paróquia São Joaquim e Sant’Ana, de Paulo Frontin terão uma visão diferente quando as missas voltarem a ser realizadas na igreja matriz. Mesmo neste tempo difícil de várias adaptações e dificuldades, a Comunidade Frontinense não se furtou ao cuidado com a ‘Casa de Deus’. Enquanto as atividades religiosas, como as celebrações, seguiam seu curso possível no Salão Paroquial, respeitando as medidas de segurança sanitária, a igreja passava por reformas e melhorias. Foi no Salão Paroquial inclusive que no dia 14 de fevereiro, tomou Posse o novo pároco, Padre Evaldo P. Karpinski.

Nos últimos anos, com o forte entusiasmo do até então pároco, Padre José Levi Godoy, a paróquia revitalizou suas estruturas, promovendo reformas e construções de Capelas e Pavilhões, tanto no interior como na cidade. Por conta disso, houve por parte da comunidade a vontade de engrandecer também o interior da igreja matriz na cidade.
O primeiro passo foi a reforma dos bancos, que como se diz popularmente, “ficaram praticamente novos”. Em seguida, o espaço do presbitério em um projeto de integração com a estrutura já existente, ganhando adereços em mármore, inserção de ícones, imagens e novos espaços individuais de oração. Uma das preocupações na reforma foi a manutenção de todas as pinturas que existiam na igreja, chamadas costumeiramente pelos paroquianos como: “as pinturas do Padre Emílio”, em referência ao pároco da época em que elas foram desenhadas, Padre Emílio Bortolini Neto.

Em virtude do momento atípico em que vivemos, as obras demoraram mais que o programado e ainda não estão totalmente concluídas. O Conselho Paroquial da Ação Evangelizadora da paróquia, (CPAE), ainda estuda a possibilidade de aumento da igreja, com a construção de duas torres na parte da frente. Contudo, com o cancelamento das promoções, e festa dos padroeiros, os recursos diminuíram e a hora é de cautela nos investimentos financeiros.
Apesar destes e outros entraves que se apresentam, a Paróquia São Joaquim e Sant’Ana vive um momento belo, de apelo por parte de seus fiéis para a melhoria de sua matriz, fato significativo no período em que passamos, pois se percebe a crescente busca das pessoas por momentos de espiritualidade e oração, fortalecendo sua fé. O investimento na reforma desses espaços físico para um melhor momento de oração, revelam esse anseio pelo elo com o sagrado.
São Joaquim e Sant’ana. Rogai por nós!
Texto e Fotos: Welinton Luiz Giovanoni
Pascom – Par. São Joaquim e Sant’Ana
GALERIA DE FOTOS