Além das questões pastorais e da dimensão espiritual na vida dos fiéis, a Igreja possui uma rotina administrativa particular. Aos cuidados desta rotina ficam trabalhos como, o acolhimento e atendimento aos fiéis, a organização financeira e contábil, o recebimento e emissão de documentos, a comunicação oficial da paróquia, o auxílio ao pároco, aos conselhos, as pastorais e movimentos, e outras necessidades específicas de cada lugar.
![](https://www.dioceseunivitoria.org.br/wp-content/uploads/2022/04/WhatsApp-Image-2022-03-23-at-18.24.56.jpeg)
Responsável por tudo isso está a pessoa do (a) Secretário (a) Paroquial, profissional que primeiramente deve ser um fiel, amar a Igreja e ter consciência do trabalho que irá realizar. Ele também precisa ter boa comunicação e relacionamento com os demais, responsável, ético, disposto e alegre. Parece muito, mas quando conhecemos o dia a dia da Igreja, entendemos a necessidade de cada aspecto citado. Porém, como qualquer emprego, há no caminho dos colaboradores da Igreja, desafios que precisam ser superados, como a atualização profissional do aprendizado diário, da gestão de situações corriqueiras e acima de tudo, da resiliência aos problemas enfrentados.
![](https://www.dioceseunivitoria.org.br/wp-content/uploads/2022/04/WhatsApp-Image-2022-03-11-at-09.20.57.jpeg)
Pensando nisso, durante o mês de março de 2022, a Cúria Diocesana de União da Vitória promoveu encontros setoriais para formação de secretários (as) paroquiais, formações que foram conduzidas pelo padre Evaldo P. Karpinski, Ecônomo da Diocese, e Welinton Luiz Giovanoni, auxiliar administrativo da Cúria Diocesana.
No dia 03, na Catedral Sagrado Coração de Jesus em União da Vitória acolheu os secretários do Setor Catedral; no dia 10 houve o encontro do Setor Bituruna, na Paróquia Santa Bárbara, em Bituruna; no dia 16 aconteceu o encontro do Setor Sagrada Família, na Paróquia Sagrada Família de Nazaré, em União da Vitória, no dia 23, o Setor Rio Azul teve sua formação na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Rio Azul; e no dia 31, a formação se deu na Paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul, com os secretários (as) do Setor São Mateus. Além dos (as) secretários (as) paroquiais, participaram também alguns padres e diáconos, que fizeram apontamentos, sugestões e reflexões.
![](https://www.dioceseunivitoria.org.br/wp-content/uploads/2022/04/WhatsApp-Image-2022-04-01-at-08.38.25-1.jpeg)
A pauta trouxe a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que trata da necessidade de adequação às normas vigentes sobre dados dos fiéis; e a readequação do Sistema Eclesial, usado para a administração financeira da Diocese, organizando o bom uso dos recursos da Igreja e garantindo transparência.
Os encontros foram também momentos de interação pessoal entre os colaboradores, que a tempo não se encontravam devido a Pandemia. Isso trouxe enriquecimento à cada um ajudando com que os processos realizados sejam menos frios e rígidos, mas favorecendo à uma Igreja acolhedora, em Saída, como pede o Papa. “Esses encontros de formação eram mais constantes, mas com a pandemia isso foi muito modificado e agora estamos fazendo um resgate. Foram momentos de partilha, conhecimento e reflexão, coisas tão necessárias para o bom funcionamento das rotinas em nossas paróquias. Que São Mateus, padroeiro dos serviços administrativos, rogue por todos nós”, falou padre Evaldo, Ecônomo da Diocese.
![](https://www.dioceseunivitoria.org.br/wp-content/uploads/2022/04/WhatsApp-Image-2022-03-04-at-09.36.49.jpeg)
Mais formações estão sendo pensadas para este ano envolvendo coordenadores e tesoureiros de conselhos, pessoas importantes para o serviço administrativo da Igreja.
A Diocese vem realizando esforços para a formação de suas lideranças e colaboradores, se preparando para os desafios que cada realidade apresenta.
Texto de: Welinton Luiz Giovanoni