Dimensão de Interpretação
Deus é o autor da Bíblia, mas para escrevê-la, escolheu pessoas, que usando suas capacidades e meios, e, ainda, inspiradas por Ele, escreveram, como verdadeiros autores, tudo e somente o que Ele queria.

Para entrar em comunhão com Deus através da Bíblia é preciso conhecer os contextos literários, históricos, religiosos e políticos em que os autores escreveram e entender o significado da linguagem que usaram. O AT transmite a experiência de fé do povo de Israel e o NT o testemunho de fé da Igreja nascente.
A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus, na medida em que tem a capacidade de tornar presente o Mistério Salvador de Cristo entre as pessoas de cada época. Nunca encontramos a Palavra de Deus apenas nas palavras escritas no texto bíblico. Também não é suficiente ter uma compreensão puramente intelectual; é preciso ir além da palavra que está escrita ali. Por isso, diante de cada texto é necessária uma interpretação verdadeira para alcançar uma compreensão adequada que nos ajude a passar das palavras escritas à Palavra de Deus.
Então não basta ler a Sagrada Escritura, é necessário descobrir a Palavra de Deus entre as letras, para encontrar Jesus Cristo vivo e, pelo Espírito que inspira a Palavra, entrar em comunhão com o Pai. Assim, a primeira função da ABP é ajudar a entender o verdadeiro sentido dos textos bíblicos.
Dimensão de Comunhão
A Escritura é a Palavra escrita de Deus inspirada pelo Espírito Santo, a serviço da comunicação do Mistério de Deus para as pessoas de todos os tempos. A revelação de Deus aos homens só pode ser entendida a partir da ação do Espírito.

Por esta ação, a Palavra se torna capaz de se expressar em palavras humanas através dos seus autores sagrados. A Igreja afirma que as Escrituras ensinam com firmeza, com fidelidade e sem erro, a verdade de Deus para a nossa salvação.
Se a Escritura é inspirada pelo Espírito Santo, é preciso lê-la com a ajuda do mesmo Espírito para encontrar nela a voz de Deus que vem ao nosso encontro. Sem a ação eficaz do Espírito da verdade, não é possível entendermos as Palavras do Senhor. E é justamente o Espírito Santo que anima, que dá vida à Palavra em nós, transformando a nossa existência à imagem de Cristo, para que todos sejamos um Nele e encontremos a vida eterna.
A ABP tem na sua segunda dimensão, a tarefa de conduzir os discípulos missionários a descobrir a vocação cristã: viver em comunhão com Deus e com os outros. Essa vida em comunhão acontece quando se entra na dinâmica da Palavra, vivendo cotidianamente a fé em diálogo com o Senhor, num clima de intimidade amorosa, de confiança e amizade.
Dimensão de Evangelização
Deus quis que tudo o que havia sido revelado em seu Filho Jesus, permanecesse íntegro e se transmitisse de geração em geração. Por isso Jesus envia os apóstolos com a missão de anunciar o Reino de Deus e implantá-lo em todos os lugares.
A Igreja, acolhendo a Palavra de Deus, entendeu, desde o início da sua missão, que a sua vocação mais profunda é a de anunciar a Jesus Cristo ressuscitado. Essa relação entre Cristo, a Palavra de Deus e a Igreja é uma relação vital e sempre atual.
A Igreja é missionária e, e nesta ação se alimenta da Palavra de Deus para chegar a uma compreensão do mistério salvífico de Cristo e despertar uma resposta de fé diante dele. O dinamismo que existe entre Cristo, a Palavra de Deus e a Igreja dá origem à terceira dimensão da ABP, que é da evangelização. A Igreja depende da Palavra, e esta, para que revele o rosto de Cristo e seja salvífica, depende da proclamação da Igreja. A ABP é chamada então, a abrir, para todas as pessoas de cada época, o acesso ao Deus que fala e nos comunica seu amor para que tenhamos vida em abundância.

A tarefa da ABP é de educar o povo na leitura, meditação e oração da Palavra; ensinar os discípulos do Senhor a fundamentar sua vida sobre a rocha firme da Palavra, de modo que não só a escutem, mas também a ponham em prática.
A ABP tem ainda o desafio de ajudar as pessoas a sair de si mesmas para caminhar em direção a um encontro com Cristo que dá sentido à existência, convidando-nos a sermos servidores da Igreja e do mundo. Por fim, a ABP mostra a capacidade da Palavra de Deus no diálogo com os problemas da vida cotidiana do nosso tempo.
Pe. Joviano José Salvatti
Assessor da ABP
ASSISTA O EVANGELHO DO DIA – DE SEGUNDA A SÁBADO, COM PE. JOVIANO. CLICK AQUI: