Junto com o Batismo e a Crisma, a Eucaristia é o 3º dos sacramentos de iniciação à fé, no qual aquele que renasceu em Jesus e se tornou pleno do Espírito Santo, agora comunga do Corpo e Sangue do Senhor na mesa eucarística.
A Eucaristia é o alimento do povo que caminha sob as luzes do Espírito Santo e constitui a fonte da própria vida da Igreja. Deste Sacramento de amor, nasce uma experiência íntima e autêntica.
Caminho de Fé

Participamos do Sacramento da Eucaristia durante a vida inteira, e é por ele que crescemos na graça de sermos filhos e filhas do Pai.
A experiência pessoal com Deus e a unidade do seu povo, pelas quais a Igreja é ela mesma, a Eucaristia as significa e as realiza.
Nela está o ponto alto tanto da ação pela qual Deus, em Jesus, santifica o mundo, como do culto que no Espírito Santo se oferece ao Senhor e, por Ele, ao Pai.
O mistério eucarístico é o centro da Liturgia e de toda a vida cristã. Por isso a Igreja, instruída pelo Espírito Santo, dia a dia se esforça por descobri-lo e viver dele mais intensamente.
A Eucaristia é o resumo de nossa fé. Nossa maneira de pensar concorda com a Eucaristia e, nela, se confirma nossa maneira de pensar.
Caminho de Comunhão
Na Eucaristia, o Senhor oferece a si mesmo como alimento para o crescimento na vida nova.
Sua presença e entrega a nós, no pão e no vinho, revela a nossa comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs, e faz com que participemos de sua força salvadora e recebamos alimento para o caminho.
Todos os membros de Cristo tornam-se “um só Corpo de Cristo, sendo membros uns dos outros” (Rm 12,5). Com a Eucaristia sentimos esta pertença à Igreja, ao Povo de Deus, ao Corpo de Deus, a Jesus Cristo.
Este Sacramento continua a manter viva na Igreja a sua presença e molda as nossas comunidades na caridade e na comunhão, segundo o coração do Pai. Isto se faz durante toda a vida, mas tudo começa no dia da primeira comunhão.
É importante que as crianças e jovens se preparem bem para a primeira comunhão e que todos a façam, porque é o primeiro passo desta forte experiência com Jesus, depois do Batismo e da Crisma.
Caminho de Testemunho
Cada vez que recebemos a Comunhão, nos assemelhamos mais a Jesus.
Do mesmo modo que o pão e o vinho são transformados no Corpo e Sangue do Senhor, aqueles que recebem com fé, são transformados em Eucaristia viva, a fim de levarem uma vida eucarística.
Não podemos reduzir a Eucaristia a uma dimensão vaga ou distante, pois a nossa adoração eucarística tem sua comprovação quando cuidamos do próximo, como faz Jesus, pois, ao nosso redor há fome de alimento, mas também de companhia, de consolação, de amizade, de bom humor, de atenção, de evangelização.
Reflexão…

“O Senhor presente na Eucaristia nos chama a ser cidadãos do Céu, mas enquanto isso leva em consideração o caminho que devemos enfrentar aqui na terra. O Senhor não só nos dá a ajuda para ir adiante, mas nos dá a si mesmo: se torna o nosso companheiro de viagem, entra em nossas instabilidades, visita as nossas solidões, dando novamente sentido e entusiasmo. Isto nos sacia, isto nos dá aquele ‘a mais’ que todos procuramos: a presença do Senhor. No calor da presença de Jesus, nossa vida muda: sem Ele seria realmente cinza” (Corpus Christi, Papa Francisco).
Leia: Lc 24,13-35.
Texto de: Pe. Alisson Marlon
Assessor da Liturgia