A Palavra de Deus no centro da catequese
No artigo anterior buscou-se contextualizar a conversa sobre uma renovada composição dos nossos encontros catequéticos e, consequentemente, uma nova disposição dos nossos ambientes de catequese, distanciando-se daquela maneira demasiadamente escolar da qual ela insiste em ser vivenciada. Falou-se então de abandonar linguagens e práticas que podem até formar alunos, mas não discípulos.

Lembramos de novo o que foi citado na primeira parte desta reflexão, ou seja: “na Iniciação à Vida Cristã, a Palavra de Deus é essencial…O encontro catequético é um anúncio da Palavra e está centrado nela, mas precisa sempre de uma ambientação adequada e de uma motivação atraente, do uso de símbolos eloquentes, de sua inserção em um amplo processo de crescimento e da integração de todas as dimensões da pessoa, em um caminho comunitário de escuta e resposta” (CNBB, DOC. 107: Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários, p. 13).
Transformando ambientes para transformar mentalidades
Ora, sendo assim, é urgente que uma transformação profunda se faça sentir em nossa catequese, e é isto que queremos aqui propor para toda a nossa catequese diocesana. Se queremos que na conclusão dos processos catequéticos nós tenhamos um fiel cristão que carregue realmente as marcas de Jesus Cristo, o estilo, o pensamento, os critérios e a cara d’Ele, precisamos tornar nossos encontros de catequese verdadeiras experiências de fé. Não podemos mais ter aulas de catequese, mas sim, encontros vitais com a Pessoa de Jesus Cristo, capazes de gerar vida cristã a partir de escuta da Palavra.
Para alcançar este tão nobre e importantíssimo objetivo, precisamos tornar nossa catequese mais celebrativa e experiencial, onde o catequizando vivencie um encontro pessoal com Jesus Cristo, com a oportunidade de amadurecer a sua fé e inserir-se no seio da comunidade celebrante. Dessa forma, queremos propor uma mudança que começará no exterior para atingir o interior.
Duas Mesas: da Palavra e da Partilha
Precisamos oferecer um espaço físico diferente do espaço escolar, fazendo com que o catequizando vá compreendendo que uma postura e uma atitude diferente se lhe está sendo solicitada. A sugestão nos vem inspirada a partir da dica que nos dá o Pe. Thiago Faccini Paro, em seu livro: Catequese e Liturgia na Iniciação Cristã, da editora Vozes, cuja segunda edição foi redigida em 2019. Neste livro, fala-se de organizar o espaço catequético com duas mesas: mesa da Palavra e mesa da Partilha. “Iluminados pela estrutura e ambiente próprios de nossas celebrações litúrgicas, a mudança nos faz sair do esquema escolar para um ambiente mais celebrativo, buscando uma estreita ligação entre catequese e liturgia em encontros dinâmicos e orantes” (cf. PARO, p. 88).
“A mesa da Palavra consiste em organizar um ambão ou uma pequena mesa para colocar a Bíblia e fazer a sua leitura, ornamentando-a com uma vela acesa ao lado e toalhas com a cor do tempo litúrgico em curso…quer-se educar os catequizandos de que este é o local da oração, do silêncio e da escuta…também é o local da oração inicial, que deverá ser feita de maneira ritual…numa espécie de leitura orante…
A mesa da partilha, constitui-se de uma grande mesa com várias cadeiras ao seu redor; é o local onde os catequizandos irão buscar compreender com a ajuda do catequista o sentido e o significado da Palavra, atualizando-a em suas vidas…usando a mesa pretende-se sair do esquema de escola, da utilização de cadernos e canetas, e de tudo o que lembre uma lição escolar. Ao redor da mesa se fala, se contempla os símbolos, se dialoga e se realizam algumas atividades” (cf. PARO, p. 89 e 90).

Portanto, a proposta é bastante simples, porém, revolucionária para nossas tradicionais salas de catequese: Mesa da Palavra e Mesa da Partilha. Num mundo sedento de sentido de vida, a vida cristã é um caminho mais do que urgente a ser proposto e vivido e a catequese tem muito a contribuir para que tal ventura possa ser incorporada por todos os atores envolvidos com ela.
Pe. Sidnei José Retiz
Assessor da Catequese