No quarto dia da 59ª Assembleia dos Bispos do Brasil, dia 31 de agosto deste ano, reunidos em Aparecida – SP, os bispos emitiram uma Carta ao Povo Brasileiro que pode ser acessada na íntegra aqui.
Na Carta, os bispos brasileiros constatam os desafios que vive a Pátria Brasileira, que neste mês de setembro celebra seus 200 anos de independência. A pobreza, a falta de trabalho e moradia digna, o descuido com a terra e seu ecossistema, os riscos de ameaça à democracia, à liberdade religiosa, princípios e valores garantidos na Constituição e que vieram sendo adquiridos ao longo da construção de uma pátria independente, são alguns dos assuntos abordados.

Estando o povo brasileiro próximo das eleições, os bispos também conclamam o povo a irem às urnas e com o voto dar sua contribuição ao país, escolhendo e elegendo representantes e legisladores da nação que tenham compromisso com a ética, os valores morais, e para com a defesa da vida em todas as suas fases. “Comprometidos com essas conquistas e inspirados pela cultura do diálogo e do encontro, podemos ser uma nação realmente independente e soberana”, escrevem os bispo na Mensagem.
Neste pedido, os bispos também se comprometem a defender e proclamar tais valores, como exigência e compromisso intrínseco de sua missão apostólica. “Nossa fé comporta exigências éticas que se traduzem em compaixão e solidariedade concretas. O compromisso com a promoção, o cuidado e a defesa da vida, desde a concepção até o seu término natural, bem como, da família, da ecologia integral e do estado democrático de direito estão intrinsicamente vinculados à nossa missão apostólica”, defendem na Carta.
Publicação: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR