Por, Pe. Marcelo S. de Lara. (Com informações do Regional Sul 2).
Arcebispos, bispos latinos e das Eparquias Ucranianas, padres, coordenadores de pastorais, movimentos e organismos do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram reunidos em Curitiba (PR), para a 36ª Assembleia do Povo de Deus.
Entre as 150 pessoas aproximadamente, estavam quatro da Diocese de União da Vitória: Dom Agenor Girardi, bispo diocesano, Padre Joviano Salvatti, Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora, Gilvane Cipriano, Coordenador do COMIDI e Célio Reginaldo Calikoski, Coordenador Diocesano de Catequese.
Após a aprovação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, em abril de 2015, foi publicado o Documento 102 da Conferência, com as diretrizes, urgências e perspectivas de ação relacionadas ao trabalho eclesial em todo o Brasil.
Esta 36ª Assembleia Regional, que iniciou na sexta-feira, 25, e terminou no domingo, 27, teve como um dos objetivos, aprovar as diretrizes regionais para o quadriênio 2015-2019.
O início deste trabalho voltado a atualização já havia ocorrido em encontros com coordenadores de pastorais e movimentos, com coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora e reuniões do episcopado do Regional, para que já chegasse à Assembleia uma prévia da atualização.
Finalizado o processo, na manhã do último dia da Assembleia foram então aprovadas as DGAE. Veja as cinco urgências definidas.
Urgências da Igreja no Paraná aprovadas para o quadrimestre 2015-2019:
1ª Urgência- A Igreja em Estado de Permanente Missão:
- a) Sustentar a Missão Católica Beato Paulo VI.
- b) Empenhar todas as forças vivas das comunidades paroquiais para que tenham em grande apreço à missionariedade como dimensão constitutiva da própria Igreja.
- c) Valorizar a Pascom como instrumento de missionariedade.
- d) Fortalecer os organismos a serviço da atividade missionária.
2ª Urgência – Igreja Casa da Iniciação Cristã
- a) Dar continuidade ao processo de Iniciação à vida Cristã com crianças, adolescentes e adultos, com destaque para a reciprocidade entre catequese e liturgia.
- b) Rever em perspectiva catecumenal, a preparação aos sacramentos do batismo e do matrimônio.
3ª Urgência – Igreja Casa da Palavra de Deus
- a) Promover a Leitura Orante tornando-a presente em todos os encontros eclesiais.
- b) Incentivar escolas que proporcionem formação bíblico-teológica-pastoral.
4ª Urgência – Igreja Comunidade de comunidades
- a) Promover e articular os grupos de reflexão em suas diferentes expressões.
- b) Fortalecer o sentido comunitário contemplando de maneira especial a diversidade de ministérios. Valorizar as lideranças e Conselhos.
- c) Valorizar e apoiar o diaconato permanente.
- d) Promover a Pastoral do Dízimo como expressão de fé e pertença à comunidade.
- e) Favorecer ações comuns entre pastorais, organismos e movimentos eclesiais;
- f) Dar continuidade ao processo de setorização das comunidades.
- g) Pastoral Urbana
5ª Urgência – Igreja à serviço da vida plena para todos
- a) Apoiar de maneira concreta a situação dos migrantes no Paraná;
- b) Participar junto aos Conselhos de Direito.
- c) Estimular o conhecimento e a adesão à doutrina Social da Igreja como maneira constitutiva de fidelidade ao Evangelho.
- d) Defender, com olhar misericordioso, a dignidade da vida humana desde a concepção até o seu fim natural, com atenção especial às situações relativas à vulnerabilidade social.
- e) Continuar o processo da conscientização dos problemas relativos a festas com bebidas alcoólicas.
- f) Acompanhar e fortalecer as Pastorais Sociais.
- g) Educar para preservação da natureza e o cuidado com a ecologia humana (Laudato Si’. Nº. 122).
- h) Retomar e fortalecer as escolas de Educação política e fé;
- i) (Família).
As urgências apontadas nas Diretrizes poderão estar, na íntegra ou em partes, compondo os Planos de Ação Evangelizadora nas dioceses e paróquias paranaenses. Em breve elas serão publicadas no formato de folder e encaminhadas para todo o Regional.
Também durante a Assembleia, o Regional fez o lançamento da ação: “20 mil Bíblias para a África”, com o objetivo de levar a Palavra de Deus para Guiné Bissau, onde o Regional mantém uma Missão Católica.