Seminário Diocesano Rainha das Missões

Instituto de Filosofia e Teologia Santo Alberto Magno (IFTESAM)

Foi em 1984 que Dom Walter Michael Ebejer, na época Bispo Diocesano e ainda hoje professor e grande colaborador do Seminário, deu o primeiro passo na criação desta instituição que a história posterior veio coroar de tanto êxito. Mesmo em meio aos mais diversos desafios, o Seminário foi inaugurado com um número pequeno de seminaristas, que cresceu com o passar dos anos. Hoje, são quase trinta anos de história do Seminário Diocesano Rainha das Missões a serviço do Reino de Deus, de abençoado trabalho de formação de sacerdotes, diáconos e leigos.

Por que Seminário Diocesano Rainha das Missões?

Como o próprio nome do Seminário sugere, sempre se buscou cultivar nessa casa de formação o espírito missionário. Sendo assim, desde o ano de 1990, começou a receber estudantes oriundos das mais diversas dioceses do Brasil, estabelecendo uma troca de experiências muito fecunda para os seminaristas e também para os estudantes do IFTESAM (Instituto de Filosofia e Teologia Santo Alberto Magno) que tem sua sede no Seminário.

Além dos seminaristas da Diocese de União da Vitória, o seminário já recebeu seminaristas das Dioceses de Joaçaba (SC), Nazaré da Mata (PE), Sinop (MT), São Luis de Montes Belos (GO), Alagoinhas (BA), Coroatá (MA), Paranavaí (PR), Marabá (PA), Estância (SE) e Eunápolis (BA).

Alguns frutos do Seminário Diocesano

Os números confirmam a qualidade e o trabalho sério que vem sendo desenvolvido pelo Seminário desde 1984. Foram formados 25 padres para a Diocese de União da Vitória e 30 padres para outras Dioceses. Além disso, inúmeros seminaristas de outras Dioceses tiveram passagem em nosso Seminário cursando a Filosofia, deixando para fazer a Teologia conforme as determinações de suas respectivas Dioceses.

O que é o IFTESAM?

O IFTESAM é o Instituto de Filosofia e Teologia Santo Alberto Magno. O Instituto tem sua sede no Seminário Diocesano e iniciou suas atividades em 1984, quando os primeiros seminaristas iniciaram o curso propedêutico.

Seminário Diocesano Rainha das Missões
Instituto de Filosofia e Teologia Santo Alberto Magno (IFTESAM)

Rua Castro Alves, 755
União da Vitória – Paraná