No dia 5 de julho, o Seminário Diocesano Rainha das Missões recebeu a Gincana Jovem, reunindo jovens de todas as paróquias da Diocese de União da Vitória para um dia de espiritualidade, convivência e muita animação. Promovido pelo Setor Juventude da Diocese, o encontro proporcionou momentos de oração, celebração, integração e desafios, fortalecendo os laços entre a juventude diocesana e incentivando o protagonismo dos jovens na vida da Igreja.

A programação teve início às 7h, com o café da manhã e acolhida, proporcionando um momento de recepção e fraternidade entre os participantes. Na sequência, a Irmã Maria de Fátima, da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, conduziu uma mensagem de reflexão e motivação, junto de seu testemunho e chamado vocacional convidando os jovens a viverem intensamente a experiência do encontro.

Logo após, a Irmã Maria de Fátima, juntamente com Ana Cláudia, da Paróquia São João Batista, conduziu a preparação para a Santa Missa, favorecendo um momento de oração e recolhimento.
A Santa Missa foi celebrada na Capela Nossa Senhora da Boa Morte, localizada no Seminário Diocesano, e presidida pelo Padre Cristian Majolo Boniatti, assessor do Setor Juventude da Diocese e diretor espiritual do Seminário Diocesano. Durante a celebração, o sacerdote incentivou os jovens a permanecerem firmes na fé e a testemunharem o Evangelho em suas comunidades.

Após a celebração eucarística, tiveram início as provas da Gincana Jovem, com brincadeiras e desafios que estimularam a integração, o trabalho em equipe e a convivência entre os participantes.
Depois do almoço, às 13h, as atividades foram retomadas na área externa do Seminário Diocesano, onde as equipes participaram de novas provas em um clima de entusiasmo, união e alegria. As brincadeiras foram conduzidas por Rodrigo Weretyski, membro da equipe de coordenação do Setor Juventude, que apresentou cada atividade ao longo da programação. Durante todo o dia, os membros da comissão do Setor Juventude acompanharam e auxiliaram na organização das atividades, garantindo o bom andamento das provas e acolhendo os participantes.
A última atividade foi uma animada caça ao tesouro. Ao final da busca, os jovens descobriram que o grande tesouro preparado pela organização eram as medalhas de participação, entregues a todos como forma de reconhecer o empenho, a dedicação e a alegria vividos durante toda a gincana.

O encontro foi encerrado às 15h30 com a bênção final e uma oração conduzida pelo Padre Cristian, concluindo um dia marcado pela fé, comunhão e fraternidade.
Para a coordenadora diocesana do Setor Juventude, Jienefer Marek, a Gincana Jovem foi uma oportunidade de fortalecer a unidade entre os jovens de toda a Diocese.

“Foi muito bonito ver jovens de todas as nossas paróquias reunidos em um mesmo propósito: viver a fé com alegria, criar novas amizades e fortalecer a caminhada em comunidade. A gincana foi preparada com muito carinho por toda a equipe e, mais do que uma competição, proporcionou uma experiência de fraternidade, partilha e encontro com Cristo. Nossa gratidão a todos que participaram e colaboraram para que este dia fosse tão especial.”
A Gincana Jovem reafirmou o compromisso do Setor Juventude da Diocese de União da Vitória em promover momentos de evangelização e convivência que fortaleçam a caminhada dos jovens, incentivando-os a serem protagonistas da missão da Igreja e a seguirem anunciando o Evangelho com entusiasmo e esperança.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória










