Criada no ano de 2005, a paróquia São Sebastião Mártir, localizada no bairro São Sebastião, em União da Vitória, é composta de 10 comunidades, e tem como seu pároco, o padre Frei José de Jesus, da Congregação Franciscanos Servos Missionário do Espírito Santo, (OFM).
Com muita alegria e com a dedicação de vários voluntários de movimentos de sua paróquia, Frei Jesus, acolheu pela primeira vez os padres, diáconos e coordenadores da catequese para tradicional Reunião do Clero, que acontece todo mês em alguma paróquia da diocese. “É uma alegria poder recebe-los aqui pela primeira vez. Aqui é tudo muito simples, mas espero que se sintam bem”, acolheu o frei.
A Reunião foi no dia 01 de outubro, dia da Memória de Santa Terezinha do Menino Jesus e como de costume, teve a parte da manhã voltada para formação. Padre Joviano Salvatti, vigário da paróquia São Mateus, em São Mateus do Sul, e o padre Antônio Carlos, da paróquia São José Castíssimo Esposo da Virgem Maria, de Antônio Olinto, abordaram o tema: Presbítero Discípulo-Pastor.
O assunto que se baseou no Documento de Aparecida, mostrou a Dimensão Missionária do Presbítero. “É preciso desenvolver uma ação mais missionária no trabalho da Igreja nas paróquias, saindo da pastoral da conservação. É preciso ir ao encontro”, dizia padre Joviano, citando o Documento.
Após a formação, Dom Agenor solicitou que os padres se reunissem por Setores aos quais fazem parte, para também avaliar a caminha pastoral e de comunhão que estão fazendo entre si.
O almoço contou com a presença da Equipe Missionária Saletina, que em viagem a São Paulo passaram por ali. E, no período da tarde, os padres tiveram o espaço para os comunicados. Representantes do Mini- TLC, fizeram o convite do encontro que realizarão, e deixaram fichas de inscrição para as paróquia interessadas.
O encontro terminou às 16h com um generoso lanche oferecido pela equipe da paróquia que, com alegria acolheu a Reunião pela primeira vez.
Pe. Marcelo S. de Lara
fmslara@yahoo.com.br