Os descendentes da etnia alemã realizaram uma comemoração pela passagem dos 200 anos da vinda da primeira leva de imigrantes alemães ao sul do Brasil, foi na Praça Hercílio Luz, no centro de Porto União, no sábado, dia 27 de julho de 2024. Segundo os registros, os primeiros alemães que se fixaram no Rio Grande do Sul, chegaram a São Leopoldo no dia 25 de julho de 1824. Portanto, há 200 anos.
As comemorações, por iniciativa do Grupo de Cantos Amigos das Cidades Gêmeas (“Freunde der Zwillingsstädte”), tiveram seu ponto alto na celebração da Santa Missa, rezada e cantada totalmente em língua alemã. A missa foi presidida pelo Pe. Mário Fernando Glaab e concelebrada pelo Pe. Emílio Bortolini e pelo Pe. Fábio Costa Faria. Os cantos e a liturgia estavam ao cargo do referido Grupo de Canto. Após a celebração da missa, vários grupos se apresentaram com seus cantos e danças, todos em sintonia com as tradições germânicas. Foi uma tarde comemorativa muito agradável. Apesar do tempo estar ameaçando chuvas, o público compareceu em grande número.
Nas falas se destacaram os muitos desafios que os imigrantes e seus filhos enfrentaram nestes 200 anos, porém salientou-se a coragem e a vontade de vencer que são características que ainda permanecem entre nós. Por tudo isso, e principalmente pelos valores cristãos tanto católicos quanto luteranos que eles trouxeram e deixaram entre nós, fo dado graças a Deus e aos valorosos antepassados. Referindo-se aos alemães aqui radicados, afirmou-se que sua presença, somada a tantas outras etnias, enriquece a nossa sociedade com inúmeros valores. Devemos ser agradecidos aos que vieram antes de nós; louvar a Deus por tudo o que nos legaram, e ter consciência de que agora é a nossa vez de continuar buscando sempre mais um mundo cheio de vida e de prosperidade para todos. O convívio fraterno e os bons costumes nos caracterizam, e hão de se aprofundar sempre mais. Espera-se que outros grupos também organizem eventos deste tipo. E, por último, os agradecimentos a todos que se dedicaram para que tudo acontecesse como aconteceu, e a todos que lá compareceram. “Danke schön”.
Texto: Pe. Mário Fernando Glaab
Fotos: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
GALERIA DE FOTOS: