Entre os dias 13 e 15 de setembro, o Centro de Formação Juan Diego, em Guarapuava (PR), sediou a Assembleia do Conselho Missionário Regional (COMIRE). O encontro contou com a participação de 58 pessoas, representando 13 dioceses do Paraná. Os participantes que representaram a Diocese de União da Vitória foram o Padre Emerson Toledo, assessor do Conselho Missionário Diocesano, Cristian Amaral, Coordenador do Conselho Missionário Diocesano, Tadeu Rafael Cordeiro, Tesoureiro do Conselho Missionário Diocesano e Irene Araújo Coordenadora Diocesana da Infância Missionária.
O coordenador do COMIRE, José Donizete Duarte, coordenou a Assembleia, que contou com a presença e participação do bispo de Paranavaí (PR) e referencial do COMIRE, Dom Mário Spaki. Com o objetivo de aprofundar a compreensão dos desafios e oportunidades que a sinodalidade oferece à Igreja, especialmente no contexto missionário, e o tema da assembleia foi: “Sinodalidade e Missão”. A assessoria do tema foi abordada pelo padre Antônio José de Almeida, da Diocese de Apucarana (PR), a qual ajudou os participantes a refletirem sobre o papel da Igreja enquanto Comunidade em Missão.
“Sinodalidade é caminhar juntos. Jesus não parava, Jesus caminhava de povoado em povoado, de aldeia em aldeia, e conversava com o povo nas situações em que se encontravam. Então, quando a gente para e se encontra com outro, fala, ouve, sente o que o outro sente, vive o que o outro vive, compartilha a própria experiência e tal, são gestos de sinodalidade, são expressões de sinodalidade”, disse padre Antônio sobre o tema.
A programação da assembleia incluiu momentos de espiritualidade, celebrações e conferências. No sábado, 14 de setembro, as atividades começaram com a oração das Laudes. Ao final da tarde, dom Mário presidiu a missa, onde compartilhou suas experiências sobre as comunidades eclesiais missionárias, inspirando os participantes com seu relato sobre a importância da missão para a vida da Igreja.
Avaliando a assembleia e a caminhada do COMIRE, Dom Mário afirmou que passos significativos estão sendo dados. “Muitas dioceses que estão aqui presentes, estão fazendo um trabalho bonito de missão verdadeira, acontecendo em atividades e também envolvendo outras expressões da Igreja na linha missionária”, concluiu Dom Mário.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
FOTOS: