O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), criou neste ano a Campanha Eleições 2024: No Caminho da Paz, e convidou instituições públicas e privadas a aderirem ao “Pacto pela Realização de Eleições Pacíficas”.
“O objetivo é garantir que as Eleições 2024 transcorram de forma segura, igualitária, inclusiva, livre de assédio eleitoral, de desinformação e de discurso de ódio. Ele prevê ações preventivas contra fraudes às cotas de gênero e a prática do assédio eleitoral, como a realização de reuniões informativas e pedagógicas com dirigentes partidários locais convocadas pelas juízas e pelos juízes eleitorais”, diz o texto no site do TRE-PR.
A Diocese de União da Vitória, junto com mais de uma centena de entidades, aderiram ao Pacto, assinando o documento. Os materiais de campanha podem ser baixados. Clique aqui e confira os materiais da Campanha.
Em sintonia com o Regional Sul 2 da CNBB, o qual em cada ano eleitoral elabora também uma Cartilha de Orientação Política, além de promover podcasts com especialistas na área jurídica e política, a Diocese de União da Vitória, por meio de seu bispo diocesano, sempre orienta, em reuniões e encontros o valor do voto consciente bem como dos cuidados a serem tomados no tempo dos debates políticos. “Como Igreja, estamos fazendo a nossa parte, que não é defender um lado ou outro e sim conscientizar o povo para uma decisão, prezando também pelo bem comum entre as pessoas. Somos cristãos e cidadãos, então participamos consciente, com fé e com responsabilidade no cenário e ano político”, comentou Dom Walter Jorge.
“É uma pena vermos nos debates um “ring” de ataques uns aos outros, onde deveria ser apresentado projetos e ideias. Isso influencia que as pessoas acabam aderindo a esse novo tipo de campanha, gerando rivalidade entre elas também”, complementou o bispo.
A série de podcasts apresentados pelo Regional Sul 2 levam o nome de “A política melhor”, Clique aqui para conferir.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória