Aos dias 30 e 31 de agosto e 01 de setembro, iniciou-se o 4° EDJC (Encontro de Formação para Jovens Cursilhistas) na Casa de Formação Cristã Santa Rosa de Lima.
O encontro se iniciou com a Santa Missa que é o ponto principal para fortalecermos a fé, assim em clima de espiritualidade, o celebrante Frei Jesus acolheu e deu boas vindas a todos. Após a Santa Missa e o jantar, a primeira mensagem passada foi pelo Representante Jovem Diocesano Luan Felipe, que falou sobre a parábola do pai e seus dois filhos; buscando apontar a importância da relação com os pais, principalmente na juventude, a partir do momento quando o jovem sai de casa para trabalhar ou até mesmo estudar em busca de uma vida melhor.
Na sequência da noite o Vice Coordenador do cursilho Jean Lucas fez uma reflexão sobre a Bíblia e o aparelho celular adotando como base a fala do Papa Francisco, “E se usássemos a Bíblia igual usamos o celular”.
Para concluir a noite o Diácono Daniel da Rosa conduziu uma linda Adoração ao Santíssimo trazendo a importância de sempre se colocar diante de Deus, mostrando que Ele está sempre perto e espera para que voltemos a Ele nossa vida e assim escolhamos melhor nossos caminhos.
Ao despertar de sábado o início do encontro foi com a oração da manhã, na sequência o café e a foto oficial do encontro.
A primeira mensagem do dia foi sobre o tema do ano do movimento de cursilhos do mundo todo que é “A Humanização a partir da Eucaristia”, conduzida por Padre Cristian Majolo Boniatti, mostrando a importância de nos humanizarmos com nossos irmãos em meio a tantas situações que nos provocam a desumanização.
Padre Ronaldo e irmã Fátima também tiveram contribuição no encontro, passando uma mensagem com o tema de “Jovens Influencers de Deus“, apontando caminhos de como os jovens podem utilizar as redes sociais para influenciar outros jovens buscar seguir o mesmo caminho de fé e colocar Jesus Cristo como centro de suas vidas.
No período da tarde do sábado o jovem casal cursilhista Bruno e Priscila passaram a mensagem sobre a “Felicidade e o Olhar voltado para Jesus”, nos mostrando onde e como buscar a verdadeira felicidade que só encontramos nas coisas de Deus.
Também foi organizado pelos representantes dos Setores as oficinas sobre santos jovens, Rio Azul (história de São Tarcísio), Rebouças (Guido Shaffer) e São João do Triunfo (Santa Terezinha do Menino Jesus), contando suas histórias com a ideia de mostrar aos jovens que é possível alcançar a santidade na idade em que se encontrão e só depende de cada um.
Na sequência da tarde todos participaram da celebração da Santa Missa com o assessor eclesiástico do Cursilho padre Frei Jesus refletindo sobre o evangelho a importância de estarmos sempre vigilantes à espera de Cristo.
Durante a noite de sábado foi realizada a noite cultural, momento de partilha, brincadeira e diversão entre os jovens num momento de descontração e interação.
O domingo iniciou-se com a oração da manhã e a mensagem do dia sobre a “Peregrinação a São Tiago de Compostela” conduzida pela representante jovem Thais, mostrando a importância de colocarmos em peregrinação seguindo a missão de batizados em levar o amor de Cristo. Após a mensagem fora realizado um trabalho de grupo para criar uma meta comum para os jovens de todos os setores realizar durante o ano até o próximo EDJC com o intuito de envolver mais jovens.
O encontro terminou com a Celebração da Santa missa as 11h da manhã presidida pelo Bispo Diocesano Dom Walter Jorge, onde fez com que todos refletissem sobre as escolhas e apontando a reflexão do Evangelho que pode ser transmitido o bem em qualquer dia, “Não há dia para que possamos melhorar nossas ações e atitudes”, concluiu Dom Walter Jorge.
O encontro se encerrou com o almoço e após todos retornaram para suas casas.
Texto e fotos: Jean
Vice Coordenador do
Cursilho Diocesano
GALERIA DE FOTOS