Entre os dias sete e nove de outubro, padres, e estudantes de teologia, na companhia de Dom Walter Jorge, bispo diocesano, estiveram reunidos na Casa de Formação Cristã Santa Rosa de Lima, em União da Vitória, para a realização de mais uma Semana Teológica. Atividade esta que já é tradição na diocese, e acontece uma vez por ano.
Quem assessorou o encontro foi o Dr. Pe. Leomar Nascimento de Jesus, da Diocese de Santo Amaro – SP. Ele é mestre em Teologia e doutor em Ciência da Religião, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trouxe diversos assuntos a serem trabalhados em cima do tema sobre a questão geral da moral, com abordagens inspiradas, especialmente, na Exortação Apostólica Pós-sinodal Amoris Laetitia, do Papa Francisco.
Suas reflexões foram bastante provocativas, na medida em que interpelou a todos a realizar uma “pastoral de fronteira”, ou seja, um serviço de acolhida, de discernimento e integração a pessoas que se encontram na fronteira ou às margens dos marcos doutrinais.
Suas conferências foram, aos poucos, aprofundando pontos de vista que muitas vezes são vistos como tabus, mas que necessitam ser conhecidos e enfrentados com clareza.
O título dos trabalhos apresentados por Pe. Leomar foi: “Acolher, discernir e integrar (cf. EG, 241ss) – Desafios de uma Pastoral de Fronteira”. O assunto é bastante desafiante para os presbíteros nos dias de hoje. Porém, pela experiência e profundidade com que o assessor o desenvolvia, prendia a atenção dos participantes e esclarecia suas dúvidas. Vários testemunhos confirmaram como o estudo foi bem aproveitado.
Agradecemos imensamente a ele, assim como a todos que colaboraram para que mais uma vez este momento de estudo e de convivência fraterna entre o clero acontecesse com tanto sucesso. Deus seja louvado por tudo e por todos.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória