Estimado leitor dizimista diocesano, o ano de 2024 foi um ano especial, no qual demos início à formação de uma futura equipe diocesana do dízimo para 2025, além de projetarmos trabalhos com o dízimo da catequese/mirim da qual apresentamos quatro motivos para sua implantação.
1 – Ensinar as crianças o porquê da gratidão que temos para com Deus;
2 – Educar as crianças para a Partilha, superando o egoísmo;
3 – Ensinar as crianças que, como batizadas, são responsáveis, junto com os demais batizados, pela manutenção e sustentação da comunidade;
4 – Educar as crianças a participarem, elas mesmas, como fazem os jovens e os adultos, da satisfação das necessidades da comunidade, especialmente de sua ação evangelizadora.
O dízimo ajuda a superar o egocentrismo e a vencer o egoísmo porque é uma ação que se faz para fora e não para dentro de si mesmo. Essa ação exige renúncia, doação e generosidade. Portanto, essa é uma das formas de se educar para a convivência responsável. Ao contribuir, as crianças e os adolescentes se educam para a partilha, para a solidariedade, para a prática da justiça e do amor.
Para facilitar ainda mais no incentivo desta pastoral tão importante de nossa Diocese, neste ano de 2025 traremos para você estimado leitor, dicas e ideias de como estar realizando a implantação do Dízimo Mirim nas comunidades paroquiais.
Pe. Douglas Ribasz
Assessor da Pastoral do Dízimo