No segundo dia de Audiências em Roma, 5 de fevereiro, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi recebida pelo Secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.
A Secretaria de Estado da Santa Sé é o dicastério da Cúria Romana que mais de perto auxilia o Papa no exercício da sua missão. A Santa Sé ou Sé Apostólica é o centro pastoral e administrativo da Igreja, tendo à frente o Santo Padre.
Após a audiência, o cardeal expressou o seu agradecimento à presidência da CNBB pela visita. “É sempre um momento muito importante de comunhão entre a Igreja do Brasil e a Santa Sé”, reforçou.
Encorajamento comum
Parolin definiu o encontro como “um momento de compartilhar as luzes, as sombras e as esperanças que caracterizam a Igreja no Brasil”. Igreja que, reiterou, pôde conhecer de perto no ano passado, quando participou da 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP), e orientou o retiro dos bispos a partir das três palavras motivadoras do Sínodo sobre a Sinodalidade: “Comunhão, Participação e Missão”.
Para Parolin, o encontro também foi um momento de encorajamento comum. “Sabemos que caminhamos todos na mesma direção, e nos encorajamos a fazê-lo sempre com maior eficácia para que o Evangelho possa ser anunciado e a Igreja possa realmente realizar a sua missão em todos os níveis. Então, obrigado de novo, e confiamos ao Senhor também a nossa comunhão e o nosso trabalho comum”, disse.
Veja, na íntegra, o vídeo:
Balanço do 2º dia de audiências
O arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros, disse que o segundo dia de audiências foi muito proveitoso. A agenda do segundo dia incluiu audiências com a Secretaria de Estado, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e com a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos.
Dom João ressaltou que também estão tendo uma oportunidade de partilha sobre a missão da CNBB junto à comunidade do Colégio Pio Brasileiro, colégio que pertence à CNBB, onde os membros da presidência estão hospedados em Roma.
“Agradecemos as suas orações, continue rezando conosco e nos acompanhando no terceiro dia de visita. Amanhã será um momento muito especial. Seremos recebidos pelo Santo Padre, o Papa Francisco, às 8h30, horário de Roma”, concluiu.
Conteúdo: CNBB
Por Willian Bonfim