Há exatamente 7 anos, a Diocese de União da Vitória vivia com tristeza a morte do seu 3º bispo diocesano.
Dom Agenor Girardi veio a falecer no dia 08 de fevereiro de 2018, uma quinta-feira. A Missa de Exéquias aconteceu no sábado 10, e foi presidida por Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, e então sendo sepultado na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em União da Vitória.
Dom Agenor Girardi nasceu no dia 02 de fevereiro de 1952 e era natural da cidade de Orleans (SC).
Sua profissão religiosa aconteceu na Congregação dos Missionários do Sagrado Coração no dia 1 de fevereiro de 1982, e foi ordenado sacerdote em 5 de setembro do mesmo ano pelo Dom Agostinho José Sartori.
Entre todos os seus trabalhos pastorais, Dom Agenor foi vigário paroquial na Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Marmeleiro, diretor do Seminário São José, em Francisco Beltrão, reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Curitiba, consultor da Conferência dos Religiosos do Brasil, pároco na Paróquia São José, em Francisco Beltrão e superior provincial da comunidade de Curitiba.
A nomeação episcopal ocorreu no dia 22 de dezembro de 2010, por Papa Bento XVI, que nomeou Dom Agenor como bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, RS, onde permaneceu, até ser transferido pelo Papa Francisco no dia 06 de maio de 2015 para exercer o ofício de Bispo da Diocese de União da Vitória, tomando posse então, no dia 12 de junho de 2015, dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, como o 3º Bispo Diocesano de União da Vitória.
Confira abaixo o Texto Testemunho escrito por Pe. Ângelo Perin, ms, sobre Dom Agenor e sua convivência com o bispo.
TEXTO TESTEMUNHO DE PE. ÂNGELO PERIN, MS ESCRITO SOBRE DOM AGENOR GIRARD
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória