No dia 18 de março de 2025, o Pe. João Henrique Lunkes, diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Santo Alberto Magno (IFTESAM) e Juiz Auditor da Câmara Eclesiástica, recebeu o diploma de Mestre em Direito Canônico, conferido pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Padre João Henrique iniciou os estudos de Mestrado em Direito Canônico em fevereiro de 2020, a convite de Dom Walter Jorge Pinto, Bispo da Diocese de União da Vitória. Ele optou por realizar o curso no Instituto Superior de Direito Canônico de Londrina (ISDC Londrina), onde concluiu os estudos no final de 2022. A defesa de sua dissertação, com temática voltada à formação presbiteral, ocorreu no dia 18 de setembro de 2024, no ISDC Londrina, sendo aprovada após correções. Finalmente, em 18 de março de 2025, recebeu o diploma que o confere o título de Mestre em Direito Canônico.
Com o título, Pe. João Henrique atua em questões relacionadas ao Direito Canônico, especialmente em processos matrimoniais, como nulidades matrimoniais, além de outros casos que envolvem a vida orgânica da Igreja enquanto sociedade jurídica.

Sobre a trajetória até o diploma, Pe. João Henrique compartilhou: “No final de 2019, recebi o convite de Dom Walter Jorge para estudar Direito Canônico. Aceitei com agrado, mas temeroso, e então optei pelo Instituto Superior de Direito Canônico de Londrina. Depois de 3 anos de aulas, passei pela prova de universo iure, fiz a Dissertação de conclusão e, ao defendê-la, no dia 18 de março de 2025, recebi com alegria o diploma que me confere o título de Mestre em Direito Canônico. A partir de agora, vou me dedicar mais intensamente aos trabalhos da Câmara Eclesiástica de nossa Diocese, bem como ao Tribunal Eclesiástico de Curitiba.”
A função principal do Juiz Auditor é colher os depoimentos das partes que buscam a nulidade matrimonial, bem como os testemunhos convocados por uma ou ambas as partes. Essa função está descrita no Código de Direito Canônico, Cân. 1428 § 2º.
O Código de Direito Canônico, além de compilar normas e regras que regem a Igreja Católica, é também um guia para a Vida Pastoral da Igreja, sendo conhecido como o último livro do Concílio Vaticano II.
Demonstrando entusiasmo por sua nova etapa, Pe. João Henrique afirmou: “Enfim, coloco-me inteiramente à disposição da Igreja, em especial à Diocese de União da Vitória, para todos os trabalhos necessários e úteis, pois a salvação das almas é a suprema Lei da Igreja.”
Que Deus continue abençoando a vida e a vocação do Pe. João Henrique, para que ele siga realizando seu trabalho com dedicação e zelo.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
FOTOS:












