Neste quarto dia de novena em preparação para a Festa de Pentecostes, somos convidados a renovar a fé e a confiança em Cristo Jesus, refletindo sobre a mansidão como um caminho de confiança em Deus. Jesus sendo o maior exemplo, venceu o mal não com força, mas com amor e entrega.
A verdadeira justiça não vem pela imposição, mas pela fé e pela verdade, que se torna uma verdadeira lição de humildade e esperança.
CONFIRA AQUI o PDF do 4º dia da Novena em preparação para a Festa de Pentecostes
4º DIA: Fruto a ser pedido: MANSIDÃO
Oração inicial: Vinde Espírito Santo e enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor! Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Palavra de Deus – Mt 10,25-30
25Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: “Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. 26Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado. 27Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo. 28Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. 29Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. 30Porque meu jugo é suave e meu peso é leve”.
Meditação
Jesus nos ensina no Sermão da Montanha que os mansos são felizes porque herdarão a terra. “Na Bíblia, os mansos são os humildes e os pobres, os que não têm os meios ou a vontade de fazer justiça sozinhos… mas põem a sua confiança no Senhor”, não usando a força nem a violência. Jesus é o modelo da mansidão, pois ele enfrenta a violência com o testemunho de uma vida sempre voltada para o bem. Foi assim que ele parou a espiral da violência, quando a venceu na cruz, não resistindo com violência a violência sofrida, mas entregando sua vida por amor e dando testemunho da Verdade até o fim.
Oração
Senhor Jesus, enviai sobre nós o vosso Espírito Santo que nos faz também testemunhas da Verdade, como vós mesmo o fostes até o fim. Concedei que ele produza em nós os frutos da mansidão e da paciência, a fim de não caminharmos na lógica fácil de pagar o mal com o mal, mas, ao contrário, de sermos capazes de vencermos o mal com a força fascinante e infinitamente maior do bem, a única capaz de vencer o mal na sua raiz e gerar um mundo realmente novo. Amém!
Veni Creator Spiritus
Agora, unidos à Virgem Maria e com toda a Igreja, rezemos agora ao Espírito Santo:
Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai e enchei os corações com vossos dons celestiais. Vós sois chamado o Intercessor, de Deus excelso dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar. Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai, por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai. A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor. Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz, se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás. Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Amém!
Pai nosso… Ave Maria… Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo…
Dom Walter Jorge Pinto
Bispo Diocesano