O Papa Leão XIV nomeou, nesta terça-feira, 20 de maio, o bispo de Ponta Grossa (PR), dom Bruno Elizeu Versari, como administrador apostólico da diocese de Paranaguá (PR), em decorrência da renúncia de dom Edmar Peron ao governo pastoral da diocese, anunciada no mesmo dia.
Em carta de despedida dirigida ao povo diocesano, dom Edmar manifestou gratidão e confiança no seu sucessor provisório:
“Dom Bruno, com a colaboração de todos vocês, especialmente do Colégio de Consultores, como um pastor dedicado, zeloso e firme, cuidará do rebanho do Senhor, esta querida Diocese, até a chegada do novo bispo. A ele, meu sincero: obrigado!”
Ao assumir a nova missão, dom Bruno destacou seu espírito de serviço à Igreja e o compromisso com os fiéis de Paranaguá:
“Com disposição de servir a Deus e à Igreja, venho para esta diocese sob a proteção de Nossa Senhora do Rosário. Que ela interceda por todo o povo desta diocese, por todos os padres, por dom Edmar e pelo futuro bispo, que, se Deus quiser, virá em breve.”
O administrador apostólico é nomeado diretamente pelo Papa para exercer, de forma temporária, o governo pastoral de uma diocese em situação de sede vacante, ou seja, sem bispo titular. Sua missão é garantir a continuidade da vida pastoral e administrativa, embora com autoridade limitada, uma vez que não pode tomar decisões que comprometam o futuro da diocese, como o encerramento de paróquias ou a alienação definitiva de bens.
A diocese de Paranaguá, com sede na cidade de Paranaguá (PR), foi criada em 21 de julho de 1962, conta atualmente com 22 paróquias, 1 área pastoral (para ser futura paróquia) e 2 Santuários e abrange 13 municípios. É nela que se localiza o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rosário do Rocio, padroeira do Paraná. O novo bispo nomeado será o quinto a assumir o governo pastoral da diocese.
Com informações do site da Diocese de Ponta Grossa
e da Diocese de Paranaguá