Queridos diocesanos: padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas, aproxima-se a grande solenidade de Pentecostes, que em nossa fé cristã católica é de suma importância, pois Jesus, com sua vida e obra, preparou a humanidade justamente para o Pentecostes, o derramamento do Espírito Santo, a fim de que o homem pudesse ter condições de viver o chamado à santidade que o Pai lhe havia feito desde a sua criação. De tal maneira isto era importante que Jesus mesmo afirmou aos seus discípulos que ele deveria retornar ao Pai, após cumprir a sua missão, para, de junto dele, enviar sobre todos o que nele cressem o Espírito Santo.
O então Metropolita de Laodicéia, referindo-se sobre a ação do Espírito Santo na vida da Igreja e em cada fiel, assim afirmou: “Ele é a novidade que opera no mundo, é a presença de Deus conosco e ‘se une ao nosso espírito’. Sem o Espírito Deus está longe, Cristo permanece no passado, o Evangelho é letra morta, a Igreja uma simples organização, a autoridade domínio, a missão propaganda, o culto uma simples evocação e o agir humano uma moral de escravos”
Jesus ensinou-nos em Lc 11,9-13 a pedir insistentemente o dom do Espírito Santo ao Pai, como a maior de todas as dádivas. Assim, quero exortar a todas as paróquias, bem como a cada um dos fiéis de nossa Diocese de União da Vitória a clamarmos juntos pelo Paráclito, o Defensor prometido por Jesus, a fim de que possa renovar a face da nossa terra que anda tão desolada por inúmeras divisões, injustiças, violências e guerras, tanto uso de drogas, tantas separações conjugais, tanta gente sem sentido e sem ânimo para viver.
Estamos propondo uma novena, na qual pediremos ao Espírito Santo, que habitando em nós, nos conceda os seus frutos, que são virtudes concedidas por Deus para o seguimento de seu Filho, Jesus Cristo. Somente uma vida virtuosa pode nos levar à verdadeira alegria e a alcançar aquela paz, que tanto desejamos e que o mundo não pode dar. Somente Ele pode nos levar a um verdadeiro encontro com Jesus ressuscitado, a fim de animar a nossa vida e nos tornar as testemunhas do Senhor, das quais o mundo tanto precisa.
Clique aqui e confira a NOVENA AO DIVINO ESPÍRITO SANTO
É importante rezar esta novena não de forma mecânica, mas com fervor, colocando nela o nosso coração e desejando verdadeiramente a presença do Divino Espirito Santo, bem como a posse de seus dons e frutos.
O Pai, que tanto ama a cada um de nós, seus filhos e filhas, e sabe do que mais precisamos e do que nos convém, certamente dará o Espírito Santo a todos que o pedirem com fé.
Que Maria, aquela que, pela ação do Espírito Santo, mereceu receber Jesus em seu ventre, reze conosco e interceda por todos nós, para que recebamos este maior Bem que um ser humano pode receber.
Abençoada novena a todos!
Walter Jorge Pinto
Bispo Diocesano de União da Vitória