Com grande júbilo recebemos ainda há pouco a feliz notícia que a nossa querida Igreja Católica tem um novo sucessor de Pedro, o Papa Leão XIV. Como dizia um amigo, passam os papas, mas Pedro permanece, pois à Igreja Cristo prometeu a assistência contínua do seu Espírito.
Com um discurso que transmitiu uma profunda esperança a todos, Leão XIV manifestou o firme desejo de lutar em favor da paz desarmada, de anunciar com firmeza o Evangelho que ajuda a construir pontes, afastando o medo, pois à nossa frente vai o próprio Senhor Jesus, o crucificado-ressuscitado.
Americano de nascimento e profundo conhecedor da América Latina, o novo Papa certamente adotará uma linha parecida com a do Papa Leão XIII, que, num momento importantíssimo da história fez a Igreja se posicionar, a partir do Evangelho e da doutrina social por ele gerada, contra qualquer tipo de sistema, com suas ideologias, que viesse a oprimir e explorar os pobres deste mundo. Creio, por seus posicionamentos como bispo e cardeal e pelo discurso pós-eleição, que teremos um grande pontificado.
Sabendo que é o Senhor que conduz a Igreja, rezemos para que a ação do seu Espírito aja profusamente na vida e missão do já querido Papa Leão XIV.
Dom Walter Jorge Pinto
Bispo Diocesano