No segundo dia da Novena em preparação a Festa de Pentecostes, somos convidados a refletir que, a verdadeira alegria vem do Senhor, e não podemos confundi-la com uma diversão passageira.
A alegria do Senhor, é um dom que ajuda a nos fortalecer e a nos sustentar em meio as dificuldades, pois somos filhos de Deus e fomos criados para viver essa alegria profunda e duradoura.
Seguimos firmes e confiantes neste dom que Deus nos proporcionou.
CONFIRA AQUI O PDF do 2º dia da Novena em preparação a Festa de Pentecostes
2º DIA: Fruto a ser pedido: A ALEGRIA
Oração inicial: Vinde Espírito Santo e enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor! Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Palavra de Deus – Fil 4, 4-8
4.Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!
5.Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo.
6.Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças.
7.E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus.
8.Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos.
Meditação
A Palavra de Deus nos diz no livro dos Provérbios que “um coração alegre faz bem ao coração e que o espírito abatido seca os ossos” (Pr 17,22), e como lemos acima, o Apóstolo exorta-nos a nos alegrarmos sempre no Senhor. Assim, constatamos que a alegria é, de fato, uma legítima aspiração da nossa alma, pois fomos criados para a alegria e não para a tristeza. Mas, também fica claro que não se trata de qualquer alegria, mas daquela que vem do Senhor e que é a que satisfaz verdadeiramente o nosso ser. Muitos confundem alegria com divertimento, no entanto, alegria é um estado profundo e permanente da alma, enquanto a diversão produz apenas alegria passageira. Peçamos neste dia da novena a alegria como fruto do Espírito Santo, do sincero relacionamento com Jesus e que nos sustenta mesmo em meio às dificuldades da vida.
Oração
Senhor Jesus, nossa alma está sedenta de alegria e sabemos que sois a fonte deste tão precioso bem. Reconhecemos que muitas vezes, afastando-nos de Vós, fomos buscar a alegria onde ela não podia ser encontrada e por isso nos decepcionamos e perdemos a esperança. Reavivai em nós agora a presença do vosso Divino Espírito Santo, a fim de que, unidos a Vós, Vida da nossa vida, tenhamos aquela alegria que em nenhum outro podemos encontrar. Amém!
Veni Creator Spiritus
Com toda a Igreja, rezemos agora este maravilhoso hino ao Espírito Santo:
Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai e enchei os corações com vossos dons celestiais. Vós sois chamado o Intercessor, de Deus excelso dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar. Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai, por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai. A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor. Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz, se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás. Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Amém!
Pai nosso… Ave Maria… Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo…
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória