Hoje, ao iniciarmos o terceiro dia da novena em preparação à Festa de Pentecostes, somos convidados a refletir sobre a paz que vem de Deus.
A verdadeira paz não vem do poder, das riquezas ou das aparências, mas do encontro com Cristo. Ele nos oferece uma paz duradoura, fundamentada no amor e na entrega da cruz. Só em Jesus encontramos a paz que transforma o coração e dá sentido à vida.
Prepare-se para este dia de oração e reflexão, permitindo que a graça divina transforme seu coração e sua vida.
CONFIRA AQUI O PDF do 3º dia da Novena em preparação para a Festa de Pentecostes
3º DIA: Fruto a ser pedido: PAZ
Oração inicial: Vinde Espírito Santo e enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor! Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Palavra de Deus – Jo 14, 23-27
23.Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que me enviou. 25.Disse-vos essas coisas enquanto estou convosco. 26.Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, irá ensinar-vos todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito. 27.Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize! 28.Ouvistes o que eu vos disse: Vou e volto a vós. Se me amardes, certamente haveis de alegrar-vos, que vou para junto do Pai, porque o Pai é maior do que eu. 29.E disse-vos agora essas coisas, antes que aconteçam, para que creiais quando acontecerem.
Meditação
A paz que Cristo promete é a paz desarmante e desarmada, como nos ensina o Papa Leão XIV. Enquanto o mundo fundamenta a paz no poder das armas que possui, no dinheiro e no poder, Jesus nos promete uma paz duradoura que é fruto do encontro com a sua pessoa, que é a própria paz. É de Jesus que precisamos e não do acúmulo de bens ao custo da injustiça, da busca angustiante pela beleza física que passa, de ter nome e respeito passando por cima dos outros e coisas semelhantes. A paz que dele vem está fundamentada na sua entrega amorosa por nós na cruz e na vitória sobre morte por meio da sua ressurreição. Sim, só Cristo é a nossa paz!
Oração
Senhor Jesus, bem sabeis o quanto nosso ser anseia pela paz, aquela plenitude de harmonia e dos bens fundamentais ao nosso bem-estar. Senhor, olhai pelo nosso mundo atual tão dividido, pelo nosso próprio ser tão dividido e vede como já não temos conseguido nos entender, pois, por nossa culpa, não vos temos encontrado sempre em nosso íntimo. Reavivai agora, ó Cristo, o dom do vosso Santo Espírito em nós, a fim de que tenhamos sede e busquemos tão somente Aquele único necessário e que nos pode dar a paz que tanto necessitamos. Amém!
Veni Creator Spiritus
Com muita fé e com toda a Igreja, rezemos agora ao Espírito Santo:
Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai e enchei os corações com vossos dons celestiais. Vós sois chamado o Intercessor, de Deus excelso dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar. Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai, por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai. A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor. Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz, se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás. Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Amém!
Pai nosso… Ave Maria… Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo…
Dom Walter Jorge Pinto
Bispo Diocesano