A Pastoral da Carcerária tem como objetivo primordial a educação, a celebração e a concretização da fé dos irmãos e das irmãs que vivem e trabalham nas prisões.
Em nossa diocese sempre houve uma preocupação a respeito das pessoas que estão nos departamentos penitenciários, a visita de padres e leigos sempre procurou ser feita.
Levar a Palavra de Deus, lida, meditada, rezada e contemplada ajudará os nossos irmãos que vivem e trabalham nas prisões a descobrirem o caminho da dignidade de filhos e filhas de Deus, e também na construção de uma sociedade justa e fraterna.
Em 2024, na cidade de União da Vitória começaram as visitas ao departamento penitenciário, estão sendo realizadas visitas com “Celebrações da Palavra Catequéticas” uma vez por mês. Os padres Douglas Ribasz e Sidnei Reitz da Catedral, com um grupo de leigos estão realizando as celebrações.
“O incentivo do Bispo Diocesano Dom Walter a Pastoral Carcerária, e a palavras do próprio Cristo: “Estive preso e vieste me visitar” (Mt 25,36) ajudam a viver com entusiasmo essa missão, destaca padre Douglas. “Tivemos uma grande acolhida por parte dos colaboradores do departamento penitenciário, aos quais somos muito gratos”, diz ainda o padre.
Aos poucos a pastoral carcerária vai ganhando um “rosto”. Mais leigos estão sendo convidados para fazer parte, conhecendo e estudando os fundamentos desta Pastoral. “Levar a presença do Cristo no mundo prisional é uma alegria, contudo tem suas exigências. É a Palavra de Deus que vai nos conduzir, a experiência do Cristo Morto e Ressuscitado – Caminho, Verdade e Vida, é Ele que liberta de todas as prisões proporcionando “ vida, e (…) em abundância” (Jo 10,10)”, comenta padre Douglas.
O desejo da Pastoral Carcerária é ainda atuar com as famílias dos presos, e com as famílias que são vítimas. Para tal é necessário pessoas disposta à esta missão que é bem importante.
O DEPEN de União da Vitória
A Unidade é pertencente à Região 7, com sede em Francisco Beltrão, tendo como Coordenador Regional o Policial Penal Marcos de Andrade e gestor da Unidade o policial penal Thiago. É destinada inicialmente a presos provisórios do sexo masculino com capacidade de 104 vagas. Atualmente se encontra entre 210 e 216 presos. Disponibiliza de Canteiros de trabalho interno e externo com uma média de 60 presos implantados nos convênios firmados com a prefeitura de União da Vitória e General Carneiro; além do canteiro interno, serviços de cozinha, faxina, lavanderia e manutenção.
Texto: Pe. Douglas Ribasz