Em nome do episcopado paranaense, o bispo de Paranavaí (PR), dom Mário Spaki, que também é secretário da CNBB Regional Sul 2 e referencial para a dimensão missionária, vai desembarcar na Guiné-Bissau, África, na tarde dessa quinta-feira, 26 de junho, para uma visita pastoral missionária à Missão Católica São Paulo VI. Acompanha o bispo na viagem, que irá até o dia 8 de julho, o padre Francisco Gecivam Vieira Garcia, da arquidiocese de Maringá.
A Missão São Paulo VI é mantida pela Igreja do Paraná no país, na cidade de Quebo, desde o ano de 2014. Atuando em três frentes missionárias: evangelização, saúde e educação, ao longo desses 11 anos já passaram por lá quase 40 missionários, na sua maioria leigos. Atualmente, os missionários responsáveis pela missão são o casal da diocese de Ponta Grossa, diácono Pedro Lang e Salete Lang.
Objetivos da visita pastoral
Dom Mário já visitou a missão em 2016, quando era o padre secretário executivo da CNBB Sul 2. Na ocasião, acompanhado do então presidente do Regional, dom Mauro Aparecido dos Santos (in memorian), ele participou da inauguração oficial da missão. Confira no vídeo abaixo:
Passados 8 anos, dom Mário, agora como bispo referencial da Missão, retorna para uma visita que tem por principal objetivo inaugurar uma nova frente de evangelização e missão: o Centro de Recuperação Nutricional (CRN) de Quebo. Um espaço que acolherá gestantes, recém-nascidos e crianças em situação de desnutrição, e promoverá formação às mães sobre alimentação adequada. Um projeto fundamental para reduzir a alta mortalidade infantil que impera no país. A inauguração está agendada para acontecer na quinta-feira, 02 de julho, com a presença do bispo de Bafatá, dom Victor Luís Quematcha, representantes da Cáritas diocesana, lideranças religiosas, autoridades civis e militares, colaboradores do CRN, e membros da comunidade local.
Além desse importante evento, estão entre os objetivos da visita de dom Mário:
- Participar da missa de ordenação episcopal e posse de dom Victor Luís, que acontecerá na manhã do sábado, 28 de junho, em Bafatá.
- Participar do encerramento do ano letivo na Escola São Paulo VI, em Quebo, na sexta-feira, 27 de junho.
- Fazer-se próximo dos missionários locais e acompanhar sua atuação pastoral e social.
- Dialogar com o novo bispo de Bafatá sobre a Missão São Paulo VI e seus objetivos.
A programação da visita, juntamente com os colaboradores do novo CRN, também vai incluir uma visita às comunidades do interior (tabancas), para acompanhar o trabalho de rastreio alimentar, no qual são identificadas gestantes e crianças que estão em situação de desnutrição. Dom Mário também vai ministrar o sacramento da Eucaristia pela primeira vez a 12 jovens de Quebo e orientar um retiro para eles.
Programação detalhada
- 26/jun (quinta, às 17h): Chegada no aeroporto de Bissau e saída para Quebo.
- 27/jun (sexta-feira): Acompanhamento do último dia de aula na escola São Paulo VI, em Quebo.
- 28/jun (sábado): Ordenação episcopal e posse de dom Victor Luís Quematcha como 2º bispo diocesano de Bafatá.
- 29/jun (domingo): Primeira missa do novo bispo na Catedral de Bafatá.
- 30/jun (segunda-feira): Permanecer na Missão em Quebo.
- 1/jul (terça-feira): Visita à outras missões brasileiras na Guiné-Bissau.
- 2/jul (quarta-feira): Acompanhamento da visita de rastreio alimentar às tabancas.
- 3/jul (quinta-feira): Inauguração do CRN de Quebo
- 4/jul (sexta-feira): Encontro com os missionários brasileiros na cidade de Buba.
- 5/jul (sábado): Retiro para os jovens que farão a Primeira Eucaristia.
- 6/jul (domingo): Missa de Primeira Eucaristia para 12 jovens de Quebo.
- 7/julho (segunda-feira): Ida para Bissau e encontro com dom Victor.
- 8/jul (terça-feira): Viagem de retorno.
A presença de Dom Mário reafirma o compromisso da Igreja do Paraná com a Igreja irmã da diocese de Bafatá. A missão São Paulo VI é de responsabilidade de toda Igreja do Paraná, que a mantém viva por meio do envio de missionários, das orações e das contribuições financeiras.
Mais informações e contatos de imprensa:
Karina de Carvalho Nadal – Jornalista
imprensa@cnbbs2.org.br
(41) 99799‑0129